Leste Fluminense
Saúde

Novembro Azul: domingo tem caminhada em Maricá

Evento com foco no Novembro Azul visa conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e mobilizar sobre o diagnóstico precoce.

Compartilhe:
14 de novembro de 2023
Novembro Azul: domingo tem caminhada em Maricá
Caminhada do Novembro Azul será na orla de Maricá

Neste domingo (19), a partir das 8h, a Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, promoverá uma caminhada em Itaipuaçu para conscientizar a população a respeito do câncer de próstata. A Caminhada do Novembro Azul será na orla, com concentração na Rua Rio de Janeiro, perto do restaurante Siri Cascudo.

Do ponto de partida, a caminhada seguirá até a lona cultural Beth Carvalho. Para participar e ter direito a receber uma camisa do evento, os interessados devem se inscrever por meio do link forms.gle/sQBgmJXm9YunSbfr6. Segundo a Prefeitura de Maricá, há 350 vagas disponíveis.

Os inscritos receberão um e-mail de confirmação da participação. As camisas que representam a atividade estarão disponíveis para retirada no dia do evento, entre 8h e 9h. O município acrescenta que é obrigatório apresentar documento de identidade com foto no ato. Por conta da onda de calor, a prefeitura orienta que os participantes vistam roupas frescas e usem proteção solar.

Novembro Azul é campanha mundial

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A campanha mundial do Novembro Azul busca conscientizar a população sobre a doença.

Secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira ressaltou o papel da mobilização para o bem-estar dos homens, incentivando mudanças de hábitos e os cuidados com a prevenção e detecção precoce da doença.

“A caminhada que marca o Novembro Azul é o momento onde unimos conscientização e prática de exercícios físicos para promover a saúde. A porta de entrada para os atendimentos é a Unidade de Saúde da Família mais próxima de casa e precisamos conscientizar os homens a procurarem os serviços, evitando o adoecimento. Por isso, convidamos todos a participarem da caminhada e se juntarem à luta por prevenção de doenças e qualidade de vida”, convocou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.