Cultura & Lazer
Niterói

Moradores de Niterói apreciam galeria de arte permanente ao ar livre. Unidos do Viradouro é tema de exposição.

Galeria de arte expõe imagens da mostra “Carnaval, te amo. Na vida és tudo pra mim” em pilastras na Avenida Amaral Peixoto, no Centro.

Compartilhe:
29 de março de 2022
Moradores de Niterói apreciam galeria de arte permanente ao ar livre. Unidos do Viradouro é tema de exposição.
Galeria de Arte ao ar livre no Centro de Niterói expõe fotos da Unidos do Viradouro. Crédito: Prefeitura de Niterói.

Qual a sua sensação ao passar embaixo de marquises? Desde domingo os moradores que andam em frente de alguns prédios da Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, no Leste Fluminense, apreciam a arte ao olhar para as pilastras que sustentam as marquises.

A Secretaria Municipal das Culturas de Niterói inaugurou no domingo a primeira galeria de arte permanente ao ar livre da cidade, com uma exposição de fotos com personagens da escola de samba Unidos do Viradouro.

As imagens da mostra “Carnaval, te amo. Na vida és tudo pra mim”, feitas pela fotógrafa Renata Xavier, mostram o rosto de artistas e componentes retratados na quadra da Viradouro, iluminados por luzes em vermelho e branco, as cores da escola do Barreto, bairro de Niterói.

“Quis mostrar os sorrisos que ficaram escondidos nestes dois anos de pandemia, para trazer de volta a alegria à região. Afinal, a Viradouro é a atual campeã do Carnaval. Ela leva a cultura de Niterói para o mundo e traz alegria para a cidade”, conta Renata, que viu uma oportunidade de revitalizar a Avenida Amaral Peixoto. “A arte leva vida aos lugares”, diz.

Galeria de arte crescente

A galeria de arte abriga 18 fotos, expostas em painéis nas colunas da marquise do quarteirão que começa na esquina da Rua Visconde de Sepetiba, no número 507. A ideia, no entanto, é acrescentar novas imagens a cada fim de semana na galeria de arte, ampliando a exposição em direção à estação das barcas.

“Pela primeira vez temos uma exposição na rua em Niterói. Em plena Avenida Amaral Peixoto, as imagens homenageiam todos, todas e todes que lutam, vibram, cantam, dançam, sonham e constroem o Carnaval da Viradouro, sob o olhar sensível da brilhante fotógrafa Renata Xavier. A Cidade Sorriso está mais alegre e cheia de arte pela rua, como deve ser”, destaca o secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano.