Leste Fluminense

Patrulha Escolar em Niterói tem novas viaturas

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, ampliou o programa Patrulha Escolar, desenvolvido pela Guarda Municipal. Com coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o objetivo é oferecer uma assistência ainda maior aos alunos da rede pública municipal e, para isso, cinco novas viaturas já foram doadas à Prefeitura pelo Ministério da Justiça e já operam na cidade.

Os agentes se dividirão para atender todas as regiões da cidade. Além das bases fixas, quando necessário para uma ação específica, serão realizadas rondas volantes. Além de patrulhar o entorno das unidades, os Guardas Municipais também intensificarão o ordenamento urbano, mediação de conflitos e realização de palestras educativas sobre vários temas.

“A Patrulha Escolar é uma atividade importante da Guarda Municipal, que oferece tranquilidade e segurança para as escolas do município. É uma atividade que tem grande empatia com os próprios familiares e alunos, aproximando muito a corporação da guarda do cotidiano das pessoas. E agora estamos felizes porque, em parceria com o governo federal, temos novos equipamentos e viaturas para realizar esse trabalho, o que melhora ainda mais nossa capacidade de atuação junto às escolas”, destacou o prefeito Axel Grael.

Patrulha Escolar leva segurança às escolas

Os agentes fazem o patrulhamento preventivo das 7h às 23h, de segunda a sexta-feira, no entorno das escolas. Um sábado por mês, quando há dia letivo, as equipes também são mobilizadas para atuar nas unidades.

“Essa é a ampliação da Ronda Escolar, que já está, inclusive, em nosso plano de metas. Faz parte do Escola Mais Segura, um projeto grande que começamos no ano passado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Tem cinco eixos, e este é um deles. Vamos aumentar a presença nas escolas, criamos dentro do nosso setor de inteligência uma área específica para lidar com a questão dos jovens e redes sociais, que abastecerá essas equipes que estarão em contato com as escolas. Porque hoje, quando há qualquer problema, conflitos, disputas, etc., é muito comum o uso de redes sociais. Então, estamos fazendo essa conexão e também ampliando a parte física, aumentando o número de equipes que utilizarão essas viaturas que estão sendo entregues”, explicou o Secretário de Ordem Pública de Niterói, Paulo Henrique de Moraes.

Além do patrulhamento preventivo, as equipes da Guarda Municipal realizam palestras e atividades com alunos e professores sobre o perigo das drogas, bullying e violência escolar, educação no trânsito e até mesmo primeiros socorros.

A escola da rede municipal ou privada que quiser solicitar a realização de palestras pela Patrulha Escolar pode agendar através do e-mail p.e.gcmn@hotmail.com. Em caso de emergência, alunos, pais ou professores podem acionar a Patrulha Escolar através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

7 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

7 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

8 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

9 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

9 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

10 horas atrás