Cultura & Lazer
Centro Cultural

Caminho Niemeyer, em Niterói, tem visita guiada

Todos os dias tem visita guiada pelo Caminho Niemeyer, em Niterói, 2ª cidade do mundo com a maior quantidade de obras do arquiteto.

Compartilhe:
20 de junho de 2024
Julio Cesar
Caminho Niemeyer, em Niterói, tem visita guiada
Visita guiada no Caminho Niemeyer passa pelas três obras. (Foto: Tomas Silva, Agência Brasil)

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, oferece visita guiada pelos equipamentos culturais do Complexo Arquitetônico do Caminho Niemeyer, centro cultural projetado pelo arquiteto. A visita acontece todos os dias, das 9h às 17h30. O público é acompanhado por um monitor bilíngue.

Para particiar, basta se dirigir ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O espaço está localizado à direita da entrada principal. As visitas para grupos podem ser agendadas pelo email catcaminho@gmail.com ou pelo WhatsApp (21) 36113828.

O complexo é um circuito à beira-mar da cidade, que é a segunda do mundo com a maior quantidade de obras do arquiteto, superada apenas por Brasília. . O trajeto começa no centro da cidade e se estende até o MAC, com diversos pontos importantes. Entre eles a Praça Juscelino Kubitchesk, a Praça da Cantareira e a orla da Boa Viagem.

Cidade do Caminho Niemeyer tem muitas obras do renomado arquiteto

A visita é uma viagem histórica e cultural pelas obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O circuito passa pelas três obras que compõem a Praça do Complexo: O Teatro Popular, o Memorial Roberto Silveira e a Fundação Oscar Niemeyer.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer é um prédio moderno que conta com uma parte ondulada em cima que, vista do alto, lembra o formato das ondas do mar. O Memorial Roberto Silveira reúne o Centro de Memória da História e Literatura Fluminense. O espaço conta ainda com acervo de mais de 200 mil obras digitalizadas, um auditório para eventos e um painel do artista plástico Cláudio Valério Teixeira.

Já a Fundação Oscar Niemeyer chama atenção pelo eco que faz dentro da cúpula e mostra como Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.