Baixada Fluminense
Capacitação

Lideranças femininas são foco de programa em Duque de Caxias

Com duração de 12 meses, a iniciativa “Mulheres que transformam”, do Sesc RJ e Sebrae RJ, vai capacitar 50 participantes em liderança, empreendedorismo e gestão de projetos sociais.

Compartilhe:
16 de outubro de 2025
Sara Oliveira
Lideranças femininas são foco de programa em Duque de Caxias
Iniciativa gratuita vai capacitar mulheres líderes do município em temas de liderança, gestão de projetos e empreendedorismo social. (Foto: Divulgação)

O Sesc RJ e o Sebrae RJ uniram forças para promover a Trilha Formativa: Mulheres que transformam, um programa gratuito voltado ao fortalecimento de lideranças femininas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com duração de 12 meses, a iniciativa busca desenvolver habilidades em liderança, comunicação, gestão de projetos e soluções sociais, incentivando o protagonismo das mulheres em suas comunidades e o fortalecimento da economia local.

As inscrições estão abertas entre 10 e 24 de outubro, por meio deste link. As atividades começam em 6 de novembro, com encontros presenciais sempre às quintas-feiras, das 10h às 13h, no Sesc Duque de Caxias.

A trilha é estruturada em dois grandes eixos. O primeiro, Liderança e Fortalecimento Pessoal, aborda temas como autoconhecimento, autoestima, direitos das mulheres, combate à violência, conciliação entre trabalho e maternidade, gestão de conflitos e engajamento comunitário. O segundo, Empreendedorismo e Gestão de Projetos, contempla comportamento empreendedor, elaboração e apresentação de projetos, comunicação e storytelling, marketing digital e atendimento ao público.

Durante o percurso, as participantes serão incentivadas a criar projetos de impacto social, que serão apresentados a uma banca de incentivadores ao final da formação. A proposta é conectar as mulheres a potenciais parceiros e apoiadores, ampliando as possibilidades de implementação e sustentabilidade das iniciativas.

O objetivo é formar 50 lideranças femininas

O programa pretende formar 50 lideranças femininas e impulsionar 30 projetos voltados ao desenvolvimento econômico local. Além disso, visa criar uma rede colaborativa entre as participantes, estimulando o compartilhamento de experiências e o fortalecimento mútuo entre empreendedoras sociais.

A seleção das inscritas acontece entre 25 e 30 de outubro, e o resultado será divulgado em 31 de outubro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */