A seleção masculina de vôlei do Brasil não começou bem a trajetória na Liga das Nações. O retorno do técnico Bernardinho foi ofuscado pela derrota brasileira por 3 sets a 1 na estreia contra Cuba na noite de terça-feira (21).
Apesar do horário e dia da semana, o ginásio do Maracanãzinho, na Zona Norte da capital fluminense, reuniu cerca de 10 mil pessoas que tentaram embalar a seleção. O time só esboçou algum reação no segundo set, muito em função de Lucarelli, Darlan e Leal.
Os placares dos sets (25-23, 27-29, 25-21, 25-21) podem até parecer evidenciar algum equilíbrio entre as seleções, mas quem assistiu ao jogo ficou preocupado com o que viu. No terceiro set, inclusive, a diferença chegou a oito pontos.
Enquanto os brasileiros pareciam no início de uma caminhada de entrosamento e construção de grupo, os cubanos mostravam exatamente o contrário.
Bloqueio foi destaque de Cuba na estreia da Liga das Nações
Primeira seleção abaixo da linha de classificação para os Jogos Olímpicos, Cuba ergueu um paredão triplo que interrompeu vários ataques brasileiros, que não desempenharam bem neste fundamento, assim como no saque.
Marlon Yant com 18 pontos e Michael Sanchez, com 14, estão entre os destaques de Cuba, que anotou 12,7 pontos no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e se aproximou da Sérvia, última dentro da zona classificatória.
Leal foi o maior pontuador do jogo
Um dos poucos bons destaques do Brasil no jogo foi Leal. O ponteiro anotou 19 pontos e foi o maior pontuador da partida, com 17 pontos de ataque e dois de saque.
A seleção brasileira retorna ao Maracãzinho na quinta-feira (23) contra a Argentina, e Sérvia, na sexta-feira (24). Ambos os jogos serão às 21h. Já domingo (26), às 10h, Brasil e Itália vão reeditar a final dos Jogos Olímpicos de 2016
Japão vence os hermanos no primeiro dia da Liga das Nações
As outras duas equipes responsáveis por abrir a primeira semana de jogos no Brasil foram Japão e Argentina. Mais uma vez os latinos não tiveram sucesso.
Os japoneses venceram por 3 sets a 1 (24-26, 25-22, 25-23, 25-19) com destaque do oposto Yuji Nishida, que foi responsável por quase um set inteiro. Ele pontuou 24 vezes.
Do lado argentino, o oposto Bruno Lima e o atacante Luciano Palonsky foram os jogadores mais produtivos. Cada um foi responsável por 16 pontos.
O Japão volta a jogar na quinta-feira contra Sérvia às 17h30.
Ainda há ingressos para jogos da Liga das Nações
Os interessados em acompanhar os jogos da Liga das Nações diretamente do Maracanãzinho ainda podem obter ingressos pela internet. Até a manhã desta quarta-feira (22), havia disponibilidade até os jogos de sexta-feira (24), com preços variando de R$ 30 a R$ 140, a depender do dia e posição no ginásio.
O público pode acompanhar as partidas do Brasil pelo Sportv 2. A última partida da seleção brasileira também será transmitida pela TV Globo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.