Esportes

Liga das Nações: Brasil perde para o Japão e vai disputar o bronze

A seleção feminina do Brasil perdeu para o Japão neste sábado (22), na semifinal da Liga das Nações de Vôlei (VNL). Com a derrota no tie-break (24-26, 25-20, 21-25, 25-22, 12-15), o time de José Roberto Guimarães disputará o terceiro lugar contra a Polônia, neste domingo (23), às 7h.

O jogo durou cerca de 2h30 e trouxe doses de angústia e emoção até o final. O início foi com domínio japonês, com um sistema defensivo consistente. Apesar disso, o Brasil também mostrava entrosamento e deslanchou em vários momentos.

Ao longo dos cinco sets, as duas seleções intercalaram o controle e protagonizaram diversos “rallies”. Alguns pontos, inclusive, duraram mais de 40 segundos, o que fazia o público vibrar no ginásio em Bangkok, na Tailândia.

Diversas jogadoras se destacaram na semifinal da Liga das Nações

O Brasil tem média de estatura superior em nove centímetros em comparação com as japonesas. A diferença, entretanto, é só numérica. A partida foi equilibrada e com alto nível de performance. O equilíbrio foi evidenciado, por exemplo, na distribuição dos pontos entre as jogadoras.

A capitã brasileira Gabi e jovem japonesa de 22 anos, Yukiko Wada, dividiram o posto de maiores pontuadoras do jogo. Cada uma pontuou 21 vezes.

O Brasil começou o jogo com Ana Cristina. Porém, logo no primeiro set foi substituída por Julia Bergmann, que deslanchou e fez 17 pontos, dispostos em todos os fundamentos. Apesar da desenvoltura, Bergmann não conseguiu concluir a partida, após sentir um desconforto na panturrilha.

O entrosamento da seleção passou pelas centrais Carol (14 pontos, sendo seis de bloqueio) e Thaisa (16 pontos, sendo sete de bloqueio), como também a ponteira Rosamaria, que pontuou 16 vezes.

Japão na final da Liga das Nações pela primeira vez

A Liga das Nações traz para o Brasil lições, além de ser uma espécie de aquecimento e treino para os Jogos Olímpicos, que começam em cerca de um mês. Aliás, as duas seleções vão se enfrentar novamente já na fase de grupos, em Paris.

Até ser eliminado, o time brasileiro havia vencido todas as 13 partidas. Vai disputar o bronze com uma trajetória consistente, iniciada no Maracãzinho, na Zona Norte da capital fluminense. Com o deslize, saiu do primeiro para o segundo lugar do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), bem a frente da Turquia, que é a terceira colocada.

Já no lado japonês, a equipe chega a oportunidade do título inédito. Até então, a melhor campanha havia sido o quarto lugar. A disputa será contra a Itália, que se classificou após vencer a seleção da Polônia por 3 sets a 0. A capitã Paola Egonu brilhou novamente ao anotar 22 pontos. As italianas retornam à final após conquistar o ouro em 2022. O jogo será às 10h30.

Seleção masculina vai definir adversário na Liga nas Nações

Também neste domingo, a seleção masculina de vôlei está matematicamente classificada para as quartas de final da competição. A equipe de Bernardinho vai definir o chaveamento com base no desempenho contra a França. O jogo acontece às 4h. Todas as partidas citadas serão transmitidas pelo canal SporTV 2.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Locação Summit by Secovi Rio reúne mais de 500 participantes no Museu do Amanhã

No dia 1º de setembro, a edição de 2025 do Locação Summit by Secovi Rio…

11 horas atrás

Social + Perto comemora 3 anos com edição especial em Campos

A Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, promove…

13 horas atrás

Fórum em Teresópolis marca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, recebe, no dia 26 de setembro, o Fórum…

13 horas atrás

Leblon terá ação no Dia Mundial da Limpeza

A Praia do Leblon, na Zona Sul da capital, será palco de uma ação de…

13 horas atrás

Caminhão da Saúde de Maricá atende em Bambuí neste sábado

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (20/09), das…

1 dia atrás

Seminário Internacional Gráfico debate futuro do livro no Rio

Como parte da programação oficial do "Rio – Capital Mundial do Livro", a Firjan realiza,…

1 dia atrás