Conexão Rio-BSB

Lindbergh vs. Eduardo Bolsonaro, agora na PF!

Por Nelson Lopes

O deputado Lindbergh Faria, líder do PT na Câmara dos Deputados, comparecerá à sede da Polícia Federal na próxima segunda-feira para prestar depoimento no âmbito do inquérito que investiga a conduta do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro. A apuração diz respeito a possíveis ações do parlamentar nos Estados Unidos com o objetivo de intimidar e coagir o Supremo Tribunal Federal (STF).

O inquérito foi instaurado por determinação do STF e apura crimes como coação no curso do processo, obstrução da Justiça e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. O caso está relacionado ao julgamento, atualmente em curso na Suprema Corte, que trata de acusações como tentativa de golpe de Estado, formação de organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de bens tombados. O principal réu nesse processo é o ex-presidente Jair Bolsonaro, pai do parlamentar investigado.


Lindbergh deu início

A investigação teve início após representação protocolada por Lindbergh Farias em 22 de maio junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), na qual acusa Eduardo Bolsonaro de atentar contra a soberania nacional, tentar abolir o Estado Democrático de Direito e coagir autoridades judiciais. A denúncia foi acatada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que solicitou ao STF a abertura de inquérito, prontamente autorizada pela Corte.

Na representação, Lindbergh sustenta que o deputado licenciado encontra-se em “autoexílio” nos Estados Unidos desde março deste ano, promovendo encontros com membros do Partido Republicano e autoridades do governo norte-americano com o intuito de angariar apoio político e jurídico contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo o petista, tais ações representariam uma ofensiva direta às instituições democráticas brasileiras. O parlamentar do PT reuniu uma série de conteúdos publicados por Eduardo Bolsonaro em redes sociais, incluindo vídeos, documentos e declarações, que seriam, segundo ele, comprovações de atitudes hostis contra o Supremo Tribunal Federal e o Estado brasileiro. Esse material será apresentado à Polícia Federal como parte do depoimento.


Mônica Benício pro governo? Tarcísio apoia…

A vereadora Mônica Benício (PSOL), viúva de Marielle Franco, deve ser a candidata do PSOL ao governo do Rio nas eleições de 2026. Atualmente, Benício cumpre seu segundo mandato na Câmara Municipal, após ser reeleita em outubro de 2024 com mais de 25 mil votos. O partido tem, no nome dela, consenso para representar a legenda no embate contra o atual prefeito da capital, Eduardo Paes, e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, que deve se candidatar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A definição sobre a candidatura deverá ocorrer nos próximos meses, à medida que o PSOL avançar nas discussões internas e no processo de escolha de seu candidato. O nome dela é apoiado pelo deputado Tarcísio Motta, candidato nas últimas eleições à prefeitura do Rio.Em seu mandato na Câmara Municipal, a vereadora tem se destacado por sua atuação em defesa dos direitos humanos, das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Entre suas iniciativas legislativas, destaca-se a criação do Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, sancionado em 2022, embora ainda não implementado pela gestão atual.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Projeto “Óleo Premiado” reconhece escolas e alunos em São João de Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, realizou, na última terça-feira (9),…

2 horas atrás

Turismo do Rio projeta novo avanço em 2026

O Conselho Estadual de Turismo se reuniu na última terça-feira (9), no Roxy Dinner Show,…

2 horas atrás

Mercado cervejeiro cresce 17,6% no Rio de Janeiro desde 2020

O mercado cervejeiro segue em expansão no Rio de Janeiro. Um levantamento do Sebrae Rio,…

4 horas atrás

Secovi Rio visita o TJRJ e conhece a Sala ÍRIS, central de dados que moderniza a gestão judicial

Na última quinta-feira, 4 de dezembro, a equipe do Secovi Rio realizou uma visita institucional…

4 horas atrás

Rio Eco Summit debate sobre arborização e soluções ambientais

Nesta terça-feira (9), aconteceu o Rio Eco Summit, um evento dedicado à arborização urbana, Soluções…

8 horas atrás

Meriti é destaque no Prêmio Magda Soares

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, alcançou destaque na etapa final…

9 horas atrás