Capital

Lojistas cariocas preveem aumento de 2,5% nas vendas no Dia das Crianças

O setor varejista do Rio de Janeiro está se preparando para um aumento de 2,5% nas vendas para o Dia das Crianças, de acordo com pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio). A pesquisa, que entrevistou 250 lojistas dos segmentos de brinquedos, roupas, calçados, eletrônicos e artigos esportivos, indica que a data continua a ser uma das mais importantes para o comércio no segundo semestre.

Cerca de 70% dos lojistas estão otimistas em relação ao aumento das vendas, prevendo crescimento em torno de 2,5%. O levantamento foi feito em todas as principais regiões da cidade: Centro (25%), Zona Oeste (23%), Zona Sul (25%) e Zona Norte (27%). Brinquedos lideram a lista dos produtos mais procurados, com 40% das preferências, seguidos por roupas (23%), calçados (10%), mochilas e acessórios (8%), jogos eletrônicos (7%), artigos esportivos (6%), celulares e tablets (4%) e livros (2%).

Os lojistas estimam que o ticket médio deverá variar entre R$ 130 e R$ 150, com a maioria dos consumidores optando por parcelar suas compras no cartão de crédito (60% a 70%). O pagamento por débito, cartão de loja, Pix e dinheiro também apareceram como opções significativas para os clientes.

A pesquisa também revelou que, na maioria das vezes, as crianças influenciam diretamente na escolha dos presentes, com 64,5% delas opinando sobre o que querem ganhar. Os pais são os maiores compradores, representando 74,5% das aquisições, seguidos pelos avós (18,2%) e pelos tios e padrinhos (7,3%).

Desafios e expectativas dos lojistas para o final do ano

Apesar das expectativas positivas, o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, ressalta que o cenário para o comércio no Rio de Janeiro é mais cauteloso em comparação a outras regiões do país. “As vendas no Rio de Janeiro têm se mostrado abaixo de outras praças. Por isso, o comerciante está confiante, mas ao mesmo tempo atento para ajustar custos e estoque de acordo com a demanda”, afirmou.

Além disso, Gonçalves apontou alguns desafios que podem impactar o consumo até o final do ano, como o desvio de gastos para apostas esportivas (“bets”) e a alta dos juros, que pode afetar o poder de compra com o décimo terceiro salário. Mesmo com datas importantes como a Black Friday e o Natal pela frente, o comércio carioca enfrenta incertezas e dificuldades adicionais para atingir suas metas de vendas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Via Dutra: PRF reforça efetivo para Festa da Padroeira

Os milhares de fiéis que visitarão o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba,…

6 minutos atrás

14º SIMPER apresenta inovações para arquitetos e engenheiros

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI) promoverá…

12 minutos atrás

Rede municipal de SJB realiza renovação de matrículas

O período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 começou nas 38…

2 horas atrás

Codin promove encontro com setor industrial do Norte Fluminense

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) promoveu na última…

2 horas atrás

Queimados terá ônibus gratuitos no dia das eleições

No próximo domingo (6), os eleitores de Queimados, na Baixada Fluminense, poderão utilizar o transporte…

2 horas atrás

A volta dos trabalhos

Por Nelson Lopes Com o fim do primeiro turno das eleições municipais, neste domingo, o…

4 horas atrás