Nas entrelinhas da notícia

Lula, o servo do Leviatã

*Por Professor Hélvio Costa

O Leviatã mencionado em diversos livros da Bíblia como Jó, Salmos e Isaías, é descrito como uma criatura de grandes proporções e força notável, representando o caos. Além disso, o Leviatã costuma ser relacionado a personagens simbólicos do mal, como Satanás. O confronto com o Leviatã é interpretado como uma oposição às forças maléficas que representam uma ameaça ao mundo.

Em contexto cristão como em Isaías o Leviatã simboliza os inimigos de Deus e messianicamente os inimigos da fé no seu Filho Jesus Cristo e por consequência inimigos de seu povo, lutando contra suas crenças (por exemplo criacionismo), costumes, padrão ético moral, família dentre outros valores igualmente caros a fé cristã. Em síntese o Leviatã luta contra a Fé Cristã e seus valores. Por óbvio todo aquele que confessa a sua fé no Cristo, deve seguir seus ensinamentos viver e morrer segundo esses mandamentos, nunca se associando com o Leviatã.

No Brasil temos visto um fenômeno socioantropológico de divisão das forças e pensamentos políticos, ou seja, forças cristãs e não cristãs. Assim, cada conjunto de força pela sua própria sobrevivência busca agrupar-se entre seus iguais, a divisão é clara. Como descrito na introdução, o Leviatã forte e ao assistir perplexo o encontro do bispo evangélico Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira, no Palácio do Planalto com as presenças da ministra Gleisi Hoffmann e do advogado-geral da União, Jorge Messias indicado do presidente a vaga do recém aposentado ministro Luís Roberto Barroso, do STF, vejo outras artimanhas do Leviatã, a mentira e o engano encarnados em um de seus mais eficientes servos Luís Inacio Lula da Silva o enganador.

Porém o que me chama atenção, não é o encontro em si mais a incoerência dos atores e o momento inadequado. O presidente que recebeu o Bispo é o mesmo que durante a abertura do encontro do Foro de São Paulo, em Brasília, com movimentos de esquerda, afirmou que que “Aqui, no Brasil, enfrentamos o discurso do costume, da família e do patriotismo. Ou seja, enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater”, ao mesmo tempo em que diz ter orgulho de “ser chamado de comunista”, classificando as pautas da família e dos valores cristãos como atrasadas.

Esse é o mesmo Lula que apoia o Regime comunista Chinês que impõem severas restrições ao cristianismo na China, igualmente apoia a Hamas e terrorista de mesmo quilate, apoia pauta de aborto e liberação de uso de drogas e talvez a pauta mais nefasta de todas, a ideologia de gênero. E o Jorge Messias que estava acompanhado é mesmo irá garantir no STF (se aprovada sua indicação) juntamente com Flávio Dino e companhia as pautas de esquerda no Brasil atropelando o Congresso Nacional.

Com então um Bispo de umas das maiores igrejas do Brasil permite o uso de sua imagem para dar a impressão de que existe um respeito do Leviatã com as igrejas. Que comunhão há entre as trevas e a luz a não ser que ambas sejam trevas ou ambas sejam luz. Melhor do que dar uma Bíblia com detalhes de ouro melhor seria perguntar publicamente qual a opinião de Jorge Messias sobre o caso recente de policiais que realizavam oração antes de iniciarem suas atividades e o deputado estadual Carlos Minc (PSB), do Rio de Janeiro, anunciou que entrou com uma representação no Ministério Público Estadual contra policiais militares do programa Segurança Presente.

Ou perguntar para a igreja saber, qual a opinião do postulante a Ministro sobre o fato de o STF tem derrubado leis municipais e estaduais que tentavam proibir ou vetar o ensino de questões de gênero e orientação sexual nas escolas.

Não que isso seja crime, mas é clara a posição de Jorge Messias ao lado do Leviatã e suas artimanhas para imposição de agendas anticristãs. Mesmo diante de muitas críticas em relação ao julgamento dos atos de 08 de janeiro, Messias elogiou a atuação “heroica” do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diante de ameaças autoritárias, reforçando que a Constituição de 1988 fortaleceu o papel da Corte na preservação da democracia, chegando a denunciar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em Washington, um “ataque coordenado da direita” contra as instituições brasileiras.

Por fim, como dissociar Deus e sua moral, família, daquilo que é cristão. Durante a história da igreja, já vimos movimentos heréticos tentando isso, mais o Apóstolo João deixou bem clara a posição da igreja: Contra isso João se posicionará firmemente: “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo”.

Para nossa alegria nos Salmos esse Leviatã é mencionado poeticamente como uma criatura derrotada por Deus, simbolizando a vitória divina sobre o caos. E em Isaías a serpente tortuosa será destruída no fim dos tempos, representando a derrota final do mal.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

Compartilhar
Publicado Por
vipalermo

Posts Recentes

O Rei e o Sábio

Por Juedir Teixeira* Faz muitos anos que ouvi uma história, a qual passei a usar…

4 horas atrás

IRELGOV lança agenda de debates sobre o futuro do Rio de Janeiro

O Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV) lançou, na semana passada, uma nova agenda de debates…

8 horas atrás

Ônibus Lilás leva atendimento e acolhimento às mulheres em Teresópolis

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, será uma das próximas paradas do Ônibus Lilás,…

9 horas atrás

Políticas públicas de Maricá são destaque na Expo Favela Innovation 2025

A Prefeitura de Maricá marcou presença na Expo Favela Innovation 2025, realizada neste fim de…

24 horas atrás

Primeiros instrutores de armamento e tiro do Estado são formados em Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte…

24 horas atrás

Renato Cozzolino desponta como surpresa na corrida pelo governo do Rio

A cena política fluminense pode estar diante de um novo protagonista. Jovem, carismático e dono…

1 dia atrás