Nas entrelinhas da notícia

Lula, o servo do Leviatã

*Por Professor Hélvio Costa

O Leviatã mencionado em diversos livros da Bíblia como Jó, Salmos e Isaías, é descrito como uma criatura de grandes proporções e força notável, representando o caos. Além disso, o Leviatã costuma ser relacionado a personagens simbólicos do mal, como Satanás. O confronto com o Leviatã é interpretado como uma oposição às forças maléficas que representam uma ameaça ao mundo.

Em contexto cristão como em Isaías o Leviatã simboliza os inimigos de Deus e messianicamente os inimigos da fé no seu Filho Jesus Cristo e por consequência inimigos de seu povo, lutando contra suas crenças (por exemplo criacionismo), costumes, padrão ético moral, família dentre outros valores igualmente caros a fé cristã. Em síntese o Leviatã luta contra a Fé Cristã e seus valores. Por óbvio todo aquele que confessa a sua fé no Cristo, deve seguir seus ensinamentos viver e morrer segundo esses mandamentos, nunca se associando com o Leviatã.

No Brasil temos visto um fenômeno socioantropológico de divisão das forças e pensamentos políticos, ou seja, forças cristãs e não cristãs. Assim, cada conjunto de força pela sua própria sobrevivência busca agrupar-se entre seus iguais, a divisão é clara. Como descrito na introdução, o Leviatã forte e ao assistir perplexo o encontro do bispo evangélico Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira, no Palácio do Planalto com as presenças da ministra Gleisi Hoffmann e do advogado-geral da União, Jorge Messias indicado do presidente a vaga do recém aposentado ministro Luís Roberto Barroso, do STF, vejo outras artimanhas do Leviatã, a mentira e o engano encarnados em um de seus mais eficientes servos Luís Inacio Lula da Silva o enganador.

Porém o que me chama atenção, não é o encontro em si mais a incoerência dos atores e o momento inadequado. O presidente que recebeu o Bispo é o mesmo que durante a abertura do encontro do Foro de São Paulo, em Brasília, com movimentos de esquerda, afirmou que que “Aqui, no Brasil, enfrentamos o discurso do costume, da família e do patriotismo. Ou seja, enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater”, ao mesmo tempo em que diz ter orgulho de “ser chamado de comunista”, classificando as pautas da família e dos valores cristãos como atrasadas.

Esse é o mesmo Lula que apoia o Regime comunista Chinês que impõem severas restrições ao cristianismo na China, igualmente apoia a Hamas e terrorista de mesmo quilate, apoia pauta de aborto e liberação de uso de drogas e talvez a pauta mais nefasta de todas, a ideologia de gênero. E o Jorge Messias que estava acompanhado é mesmo irá garantir no STF (se aprovada sua indicação) juntamente com Flávio Dino e companhia as pautas de esquerda no Brasil atropelando o Congresso Nacional.

Com então um Bispo de umas das maiores igrejas do Brasil permite o uso de sua imagem para dar a impressão de que existe um respeito do Leviatã com as igrejas. Que comunhão há entre as trevas e a luz a não ser que ambas sejam trevas ou ambas sejam luz. Melhor do que dar uma Bíblia com detalhes de ouro melhor seria perguntar publicamente qual a opinião de Jorge Messias sobre o caso recente de policiais que realizavam oração antes de iniciarem suas atividades e o deputado estadual Carlos Minc (PSB), do Rio de Janeiro, anunciou que entrou com uma representação no Ministério Público Estadual contra policiais militares do programa Segurança Presente.

Ou perguntar para a igreja saber, qual a opinião do postulante a Ministro sobre o fato de o STF tem derrubado leis municipais e estaduais que tentavam proibir ou vetar o ensino de questões de gênero e orientação sexual nas escolas.

Não que isso seja crime, mas é clara a posição de Jorge Messias ao lado do Leviatã e suas artimanhas para imposição de agendas anticristãs. Mesmo diante de muitas críticas em relação ao julgamento dos atos de 08 de janeiro, Messias elogiou a atuação “heroica” do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diante de ameaças autoritárias, reforçando que a Constituição de 1988 fortaleceu o papel da Corte na preservação da democracia, chegando a denunciar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em Washington, um “ataque coordenado da direita” contra as instituições brasileiras.

Por fim, como dissociar Deus e sua moral, família, daquilo que é cristão. Durante a história da igreja, já vimos movimentos heréticos tentando isso, mais o Apóstolo João deixou bem clara a posição da igreja: Contra isso João se posicionará firmemente: “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo”.

Para nossa alegria nos Salmos esse Leviatã é mencionado poeticamente como uma criatura derrotada por Deus, simbolizando a vitória divina sobre o caos. E em Isaías a serpente tortuosa será destruída no fim dos tempos, representando a derrota final do mal.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

Compartilhar
Publicado Por
vipalermo

Posts Recentes

Deputada Sarah Poncio inaugura gabinete externo em Três Rios

A Deputada Estadual Sarah Poncio (SSD) inaugurou, no último dia 23, um gabinete externo em…

20 horas atrás

Fiscalização mira embarcações abandonadas em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, intensificou desde o início de 2025…

22 horas atrás

Eleição fora de época movimenta Alerj

Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A…

22 horas atrás

Palestra gratuita sobre tendências de negócios para 2026 em Itaguaí

A Secretaria de Desenvolvimento de Itaguaí, em parceria com o Sebrae, promove nesta sexta-feira (30)…

22 horas atrás

Caminhão CAIXA atende empreendedores em Barra do Piraí até sexta-feira

O Caminhão CAIXA está em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, até a próxima sexta-feira…

23 horas atrás

Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca prevê investimento de R$200 milhões

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram, nesta…

23 horas atrás