Meio Ambiente
Meio ambiente

Macaé: concessionária detalha obras de saneamento para este ano

O município de Macaé, no Norte Fluminense, terá mais obras de saneamento básico por parte da concessionária BRK, que atua na cidade.

Compartilhe:
28 de fevereiro de 2024
Matheus Gagliano
Macaé: concessionária detalha obras de saneamento para este ano
BRK detalhou como estão andamento das obras em Macaé, em reunião convocada pelo convocado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O município de Macaé, no Norte Fluminense, terá obras de saneamento básico por parte da concessionária BRK, que atua na cidade. A informação foi dada pelo gerente de Engenharia da compamnhia, Sérgio Zau, em uma apresentação sobre os aportes em obras realizadas pela concessionária.

A apresentação ocorreu durante o encontro convocado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a atuação da empresa em sua área de concessão e debater soluções ambientais para o município.

“A apresentação da BRK atende a um pedido dos Conselheiros, dando prosseguimento da prestação de contas ao COMMADS sobre melhor entendimento das obras e da prestação do serviço de saneamento básico que vem sendo realizado no município”, explicou a secretária municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales.

Entre os dados apresentados pela BRK, estavam os avanços alcançados com o avanço das obras de esgotamento sanitário na cidade. Somente no ano passado, a BRK implantou mais de 22 km de rede coletora nos bairros Costa do Sol, Riviera Fluminense, Imbetiba, Vale Encantado e Aroeira (que ainda recebem obras complementares para a instalação de redes e elevatórias).

Novo sistema em Macaé

E com o novo sistema, será possível coletar, exclusivamente, o esgoto doméstico dos imóveis e encaminhá-lo para tratamento na Estação (ETE) Centro, que está sendo ampliada com a construção de mais um módulo com capacidade de tratamento de 100 litros por segundo, reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando os moradores destas localidades.

Desde o início da concessão, já foram investidos pela BRK mais de R$ 500 mil em infraestrutura para coleta e tratamento de esgoto em Macaé, sendo quase R$ 180 milhões somente na ampliação do Subsistema Centro, entre os anos de 2019 e 2023. Com isso, a concessionária já conta com uma estrutura em operação com, aproximadamente, 216 km de redes coletora, 31 km de linhas de recalque (tubulação pressurizada) e 121 Estações Elevatórias (centrais de bombeamento que levam o esgoto coletado para tratamento nas estações), além de três ETEs (Mutum, Centro e Lagomar). No total, 26 bairros passaram a ser atendidos, beneficiando cerca de 86 mil pessoas.

“O saneamento abre portas para uma série de melhorias nos municípios que investem nessa área. E em Macaé não é diferente. Estamos comprometidos em levar mais saúde, qualidade de vida para a população, desenvolvimento para a cidade e buscamos ir sempre além do básico para alcançar essas metas”, pontuou Sérgio Zau.

Com os investimentos feitos, o índice de coleta e tratamento ultrapassam 30% na cidade, sendo que 100% do que é coletado pela BRK é tratado, contribuindo para a recuperação gradual de pontos turísticos como a lagoa e com a preservação das praias dos Cavaleiros, Campista, Pecado, Imbetiba e Lagomar, todas em Macaé.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.