Alunos de Macaé, no Norte Fluminense, se preparam para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no próximo dia 2 de setembro, na Universidade Veiga de Almeida, na capital fluminense. Segundo a Prefeitura de Macaé, o objetivo é estimular o interesse dos jovens nas carreiras científico-tecnológicas.
A fase regional aconteceu em Cabo Frio e contou com 76 equipes e cerca de 300 participantes de diversos campus do estado. As etapas municipais e regionais são conhecidas por destacar talentos, habilidades e cada vez mais alunos interessados na área de tecnologia.
Macaé investe na robótica educacional
A prefeitura municipal de Macaé destaca que tem crescido na área da robótica educacional. Além de despertar o interesse dos jovens na tecnologia, a expectativa é identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A OBR acontece desde 2007 e possui duas modalidades: prática e teórica. As atividades acontecem por meio de competições práticas, com robôs, e provas teóricas aplicadas em todo o país. O evento tem apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).