Ações de combate ocorrem em espaços estratégicos
A Gerência de Vigilância Ambiental de Macaé, no Norte Fluminense, reforça com a população a importância de cuidados de combate após as chuvas neste início de outono, que propiciam a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com isso, as ações de controle do mosquito devem ser redobradas. Entre 31 de março e 4 de abril, os agentes de endemias vão atuar em diversos pontos.
O órgão realiza um trabalho contínuo nos bairros, distritos e localidades com visitas domiciliares, mutirões de mobilização da população, visitas em pontos estratégicos, além de pulverização com carro fumacê para controle do mosquito na forma adulta. A Vigilância Ambiental também promove educativas nas escolas, eventos e locais com grande público.
Na segunda (31), as equipes estiveram no Horto (Condomínio Village da Serra) e na localidade de Madre Silva, na Região Serrana. Já na terça (1º), vão atuar na Cancela Preta e Trapiche; na quarta (2), Glicério; quinta-feira (3); Assentamento Celso Daniel e Crubixais; e na sexta-feira (4), Lagomar e Frade.
O plano de ação da semana inclui ainda visitas em pontos estratégicos como empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos. As inspeções serão no bairro Parque Aeroporto, Novo Cavaleiros, Praia Campista e Virgem Santa.
Os agentes que atuam na Imbetiba vão realizar entre segunda (31) e sexta (4) o reconhecimento geográfico com o mapeamento do território topográfico. O processo inclui marcações numéricas nos quarteirões e quantificação de imóveis presentes na região. Além disso, os imóveis serão classificados de acordo com sua finalidade, para facilitar a identificação de possíveis focos do mosquito.
Nesta semana, a equipe de controle do culex (pernilongo) atua no canal Macaé/Campos I, II e III. No bairro Parque Aeroporto, o trabalho será no canal da Rua 62. Outro ponto de atuação será no canal do bairro Sol y Mar. Nestes locais, uma bomba pulverizadora costal, com inseticida biológico específico será usado para matar as larvas dessa espécie de mosquito.
O culex é conhecido como pernilongo e faz criadouros em recipientes onde há acúmulo de água parada como bromélias, pneus e plantas. O depósito dos ovos é diretamente sobre a água. Nessa espécie de mosquito, as fêmeas picam preferencialmente durante a noite.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Piraí, no Sul Fluminense, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Turismo,…
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Habitação, abriu um novo período…
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (2), em Mesquita, cidade da…
A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, inaugurou duas praças para bebês no bairro do…
A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o…
*Por Professor Hélvio Costa O tempo é justo Quanto tempo ainda temos? Na verdade, nem…