Os alunos da rede municipal de Magé, na Baixada Fluminense, terão uma merenda ainda mais nutritiva, saborosa e sustentável. A Prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, realizou na segunda-feira (5) uma nova colheita de alimentos para merenda escolar, no Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhoradas (Cepam) de Cachoeira Grande.
Foram cerca de 400 quilos de repolho e outros 500 de batata doce cultivados sem defensivos agrícolas (os populares agrotóxicos) e adubo químico. Os alimentos foram repassados para o consumo de refeições mais saudáveis pelos estudantes da rede municipal de ensino.
O secretário municipal de Agricultura, Luis Gustavo Ramos, informou que uma nova colheita de aipim e batata doce ainda deve ser realizada para a merenda escolar até o fim deste ano e comentou a importância do projeto.
Merenda direto do Cepam
“No Cepam, a gente produz mudas diferenciadas sem usar defensivos agrícolas e adubos minerais e oferece aos agricultores para eles reproduzirem em suas propriedades. E esta produção de legumes e hortaliças orgânicas vai principalmente para a merenda escolar. São produtos ricos em vitamina A e betacaroteno, tão necessários para nossas crianças”, explicou.
A colheita desta semana do Cepam é a segunda do ano, que já repassou à merenda escolar outros 250 quilos de aipim e 180 de batata doce, em maio; e 2 mil pés de alface, em agosto.
Ainda de acordo com a Secretaria de Agricultura, já foram doados legumes e hortaliças plantados no Cepam também para as refeições dos pacientes internados no Hospital Municipal de Magé e dos assistidos nas unidades municipais da Assistência Social.