Baixada Fluminense
Magé

Águas do Rio inaugura Estação de Tratamento de Água de Magé no próximo domingo

Estação de Tratamento de Água na Vila Nova Esperança deverá beneficiar, inicialmente cerca de 65 mil pessoas na Baixada Fluminense.

Compartilhe:
08 de junho de 2022
Águas do Rio inaugura Estação de Tratamento de Água de Magé no próximo domingo
Estação de Tratamento de Água de Magé beneficiará cerca de 65 mil pessoas. Crédito: Divulgação / Águas do Rio

Como parte das celebrações dos 457 anos de Magé, a Concessionária Águas do Rio inaugura no próximo domingo, às 11h, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Magé, localizada na Vila Esperança. Com capacidade de tratar 300 litros de esgoto por segundo e armazenar 5 milhões de litros de água, o empreendimento beneficiará, inicialmente, cerca de 65 mil pessoas na Baixada Fluminense.

O prefeito Renato Cozzolino acredita que a inauguração marcará uma nova era na cidade. “Magé tem água em abundância e boa parte dessa água escorria pelos ralos. Esperamos acabar com esse problema crônico e oferecer a todos um produto que é essencial para a vida”, comentou.

Responsável pelo funcionamento da estação, a Águas do Rio informou que, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água e com investimentos em extensão de redes, Magé, Santo Aleixo, Suruí e Guia de Pacobaíba terão o abastecimento regularizado. A empresa comunicou que pretende investir, em toda a Baixada Fluminense, R$ 3,2 milhões e criar 15 mil empregos indiretos.

“Desde que iniciamos as operações, realizamos estudos para melhorar o fornecimento no município, que tem problemas históricos. Assumimos o serviço para concluir a ETA, que vai mudar a realidade da cidade”, disse o coordenador de Operações da empresa no município, Felipe Vasquez. Ele acrescentou que, dessa forma, cerca de 114 mil pessoas serão afetadas pela melhoria no abastecimento.

Outras Unidades de Tratamento de Água

De acordo com a Águas do Rio, o sistema de abastecimento de água em Magé é composto também por três unidades de Tratamento de Água. Piabetá e adjacências é abastecido pela captação da Cachoeira do Véu da Noiva, no bairro Cachoeira Grande.

Em Santo Aleixo e parte do Centro, o abastecimento é feito pelos mananciais Riachão da Lagoinha e Rio do Pico. A outra parte do Centro de Magé é abastecida pela Cachoeira do Paraíso, localizada na divisa com Guapimirim, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.