O Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ), em nome do Governo do Estado do Rio de Janeiro, planeja instalar um novo quartel em Magé, cidade localizada na Baixada Fluminense. A construção da unidade é uma indicação do deputado estadual Vinicius Cozzolino (União Brasil).
“Durante minhas visitas ao comércio local de Magé constatei a importância de ter um grupamento do Corpo de Bombeiros. Conversando com empresários, comerciantes e moradores da região, entendi a importância da instalação de um grupamento na região, visto que só temos um na cidade. Esse equipamento em Piabetá vai evitar a alta espera no socorro e suprir a necessidade da população”, justifica Vinicius.
Por orientação do governador Cláudio Castro, a unidade será estabelecida no 6° Distrito e terá como objetivo diminuir o tempo de resposta aos chamados e reforçar os serviços prestados pelo 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA) nas regiões de Piabetá, Fragoso, Raiz da Serra e Pau Grande.
A responsabilidade pela construção do novo grupamento será da Prefeitura de Magé, que cederá o terreno e cuidará da construção das instalações. O CBMERJ ficará encarregado da distribuição estratégica de efetivos para a unidade e da equipagem necessária para seu funcionamento.
O coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, destacou a importância da nova unidade. “Com esse novo Destacamento em Magé, vamos aumentar ainda mais a agilidade nos chamados e ampliar o atendimento de excelência em prol da população da região. A unidade contará ainda com apoio de viaturas de ponta, recém-adquiridas”, afirmou.
Corpo de Bombeiros recebe homenagem
O anúncio foi feito durante cerimônia de homenagem da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aos bombeiros do 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA). A Alerj concedeu moção de aplausos e congratulações à unidade e seus militares pelos relevantes serviços prestados à população da cidade de Magé.
A unidade, que é especializada em Combate a Incêndio Florestal e no Serviço de Busca e Resgate com Cães, se destacou recentemente na imprensa pelo resgate bem-sucedido de um cão que ficou dois dias preso em um buraco de mais de 10 metros de profundidade.
“Para o Corpo de Bombeiros do Rio, toda vida importa. Não poupamos esforços para salvar”, destacou o coronel.