O mês de maio é marcado pela campanha Maio Laranja, uma mobilização nacional de conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio, em especial, é lembrado como o Dia Nacional de Combate a essa forma de violência, que causa impactos profundos e duradouros no desenvolvimento físico, psicológico e social das vítimas.
Segundo o médico pediatra Antonio Carlos Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, o problema é alarmante e frequentemente invisível. “O abuso sexual infantil envolve qualquer ato sexual com uma criança ou adolescente, geralmente por meio de coerção, ameaça ou manipulação. Já a exploração sexual refere-se à utilização de menores para fins sexuais em troca de benefícios ou por interesse de terceiros”, explica.
Maio Laranja: atenção aos sinais pode salvar vidas
O pediatra reforça que, muitas vezes, esses crimes acontecem no ambiente familiar ou são praticados por pessoas próximas, o que dificulta a identificação e a denúncia. Por isso, é essencial que a sociedade esteja atenta aos sinais. Mudanças bruscas de comportamento, como isolamento, agressividade, regressão a comportamentos infantis, conhecimento sexual inadequado para a idade ou medo de ficar com certas pessoas são sinais que não devem ser ignorados.
Diante de qualquer suspeita, o médico orienta que se deve acreditar na criança ou adolescente, acolher sem pressionar por detalhes e buscar ajuda especializada. “Acione os órgãos de proteção, como o Conselho Tutelar, a Polícia Civil ou o Ministério Público. Garantir apoio psicológico é fundamental para a superação do trauma”, afirma Turner.
Com unidades em Bonsucesso, Olaria e no ParkShopping Campo Grande, a clínica Total Kids também se posiciona como rede comprometida com a proteção da infância. “Estamos à disposição para orientar famílias e contribuir com a prevenção. Só com informação, apoio e ação conjunta poderemos construir um ambiente com mais segurança para nossas crianças”, conclui o pediatra.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.