Economia
Trabalho e Renda

Mais de 50 mil empregos no acumulado do ano no estado

Levantamento feito pela Firjan mostra que abril foi o mês destaque com crescimento em em empregos em todos setores econômicos.

Compartilhe:
06 de junho de 2023
Mais de 50 mil empregos no acumulado do ano no estado
Levantamento mostra bom cenário no setor de empregos no Rio.

O estado do Rio registrou 50.526 novos empregos formais no acumulado dos quatro primeiros meses de 2023. De acordo com o levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), lançado na última sexta-feira, todos os grandes setores econômicos do estado registraram saldo positivo. 

O setor de serviços foi o que mais contratou, chegando a um número superior ao de 40,9 mil, seguidos pela administração pública e os segmentos de educação e alimentação. 

O mês de destaque foi abril que registrou a criação de 18.114 empregos com carteira assinada, contando com um aporte forte do setor de serviços que teve um aumento de 10 mil novos postos de trabalho. 

Empregos na indústria e comércio

A Indústria – de transformação, extrativa, construção e serviços industriais de utilidade pública – aparece em seguida, com 4.558 novos empregos. No setor, os destaques são Construção de Edifícios e Instalação de Máquinas e Equipamentos.

O Comércio voltou a contratar após iniciar o ano com saldo negativo. Em abril, o setor, impulsionado pelo ramo de hipermercados e supermercados, criou 3.348 postos de trabalho. A Agropecuária também apresentou saldo positivo de 201 vagas no estado. 

Também de acordo com o levantamento, a maior parte dos municípios fluminenses registrou novos postos de trabalho em abril: 68 das 92 cidades tiveram saldo positivo, com destaque para Capital (+7.876), Niterói (+1.274) e Macaé (+1.131).

De acordo com a Firjan, a pesquisa  foi feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)