As cidades de Mangaratiba e Paraty, no Sul Fluminense, receberão o Limpa Rio Margens. O programa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove a reestruturação e construção de espaços públicos próximos a rios.
O anúncio aconteceu na segunda-feira (20) durante visita do governador Cláudio Castro ao Canal do Leitão, na Praia do Saco, em Mangaratiba. Na oportunidade também aconteceu a vistoria das diversas intervenções executadas pelo órgão ambiental estadual na região.
“O Limpa Rio Margens vai além da recuperação ambiental. Estamos dando continuidade a um serviço que já vem sendo executado pelos nossos órgãos estaduais, e ampliando para garantir mais dignidade aos moradores”, declarou o governador.
Limpa Rio Margens vai investir cerca de R$ 88 milhões
O Governo do Estado estima investimentos de cerca de R$ 88 milhões. O objetivo é transformar áreas degradadas em locais de convivência social coletiva, com a implantação de pistas de skate, praças, parques infantis, campos ou academias ao ar livre.
“O projeto é uma forma de unir sustentabilidade e lazer. Nossa meta é que essa iniciativa alcance cidades de Norte a Sul do estado, como já acontece com o Limpa Rio, um dos nossos programas mais bem-sucedidos”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Mais de 50 cidades serão atendidas
A modelagem das intervenções previstas vai variar de acordo com cada região. O novo projeto vai atender a mais de 50 cidades. Os trabalhos envolvem ainda a preparação para eventos extremos. A meddia vai atuar ainda para melhorar a qualidade de vida dos fluminenses diante das ocupações irregulares nas faixas marginais de proteção dos rios.
Desde o início do mês, o trabalho foi intensificado, com mobilização de mais equipamentos para auxiliar os municípios no enfrentamento das fortes chuvas. Atualmente, duas máquinas e quatro caminhões trabalham nas intervenções em Mangaratiba. Já em Paraty, são duas retroescavadeiras nos serviços de auxílio às chuvas.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.