A exposição Vivências e Memória está de volta após o sucesso da primeira temporada, na Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba, na Região da Costa Verde, no Sul Fluminense. Desta vez, a instalação chega ao Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Holanda Ferreira (Cefec), em Itacuruçá.
A mostra Vivências e Memória apresenta aspectos da história do município de Mangaratiba por meio de imagens e narrativas colhidas ao longo do projeto realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
São sete temas (Origens, Economia, Transportes, Cotidiano, Cultura, Impactos e Mar) organizados em painéis para a exibição que está em cartaz desde 26 de dezembro no equipamento cultural da Fundação Mário Peixoto na “Praça da Estação” (Avenida Santana nº 80).
“A segunda temporada da exposição é um presente do projeto e do Instituto Cultural Vale à Fundação Mário Peixoto e ao município”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV. “Esperamos assim aumentar o alcance da iniciativa, impactando novos públicos, e valorizar cada vez mais as pessoas e as culturas de Mangaratiba”.
Vivências e Memória versão virtual
A exposição Vivências e Memória conta com uma versão virtual disponível em site próprio. No endereço é possível assistir aos minidocumentários com trechos de relatos de personagens de Itacuruçá recordando antigos carnavais, o trem ‘Macaquinho’, a vida no mar, as mudanças trazidas pela rodovia Rio-Santos e pelos portos, entre outras lembranças e experiências de vida na localidade.