A Secretaria de Saúde de Mangaratiba, na Região da Costa Verde, no Sul Fluminense, comemora a realização de uma cirurgia bem sucedida e inédita em um recém-nascido. Profissionais da equipe de odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), fizeram uma frenotomia lingual, um procedimento de correção do freio da língua, em um bebê recém-nascido na última semana.
De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, a frenotomia lingual é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir o frênulo da língua ou do lábio do bebê ou da criança quando há um encurtamento. Essa condição dificulta a movimentação da língua e pode causar impacto na amamentação, alimentação, movimentação da boca, fonação e outros aspectos importantes.
Cirurgia é celebrada
Seretária de Saúde de Mangaratiba, Sandra Castelo Branco afirmou que o procedimento representa mais um passo no aprimoramento da rede odontológica municipal. “Os moradores de Mangaratiba agora podem contar com mais esse procedimento, que foi realizado com excelência pelos profissionais especializados de Odontopediatras do CEO. Aproveito e parabenizo o empenho de toda a equipe envolvida”, comentou.
O freio lingual é uma pequena membrana que fica abaixo da língua e impede que ela se movimente adequadamente. Essa anomalia recebe o nome de anquiloglossia, também conhecido como língua presa. O Superintendente de Odontologia do Município, Dr. José Carlos Simões, explicou a importância na identificação da anomalia nos bebês:
“É importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes, pois a frenotomia lingual eleva drasticamente a qualidade de vida do bebê, melhorando até mesmo o seu desenvolvimento. E os profissionais do CEO estão mais do que capacitados para realizar a cirurgia”, destacou.