Cultura & Lazer
Mangaratiba

Projeto Vivências e Memória dá voz à população de Mangaratiba e valoriza culturas e histórias

Em trabalho colaborativo e comunitário, Projeto Vivências e Memória transforma em arte e cultura histórias da população de Mangaratiba.

Compartilhe:
21 de maio de 2022
Projeto Vivências e Memória dá voz à população de Mangaratiba e valoriza culturas e histórias
Projeto Vivências e Memória terá exposição em agosto. Crédito: Divulgação

O Mangaratibense e suas memórias. Esse é o norte do projeto Vivências e Memória Mangaratiba, realização do Instituto Cultural Cidade Vida (ICCV), que tem o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com atuação no coração do município, a ideia é dar voz a memórias, narrativas, saberes e identidades culturais do povo de Mangaratiba, no Sul Fluminense.

Essencialmente colaborativo e comunitário, o projeto é uma oportunidade para que moradores de Mangaratiba contem suas trajetórias nos próprios termos. Pesquisa, história oral, registro e salvaguarda de patrimônio imaterial vão resultar em exposição em praça pública, criação de conteúdo digital, ações educativas e material impresso. 

A partir de agosto de 2022, a mostra do projeto Vivências e Memória ocupará as ruas da cidade de Magaratiba com painéis fotográficos nos quais a história do município será apresentada de maneira transversal, permeando diferentes campos da vida cotidiana dos personagens retratados.

O site vivenciasememoria.com.br coloca o morador de Mangaratiba como protagonista ao compartilhar o passado e o presente de sua relação com a comunidade e o espaço público. Na primeira etapa, o site é o principal canal para quem quiser contar, via formulário, sobre suas memórias afetivas. O objetivo é criar um acervo digitalizado das informações, imagens e documentos coletados durante o projeto.

Cultura, Educação, vivências e memória

Na área da Cultura e Educação, o projeto propõe ações educativas que tem o objetivo de beneficiar em torno de mil alunos e professores da região, produção de videodocumentário e a impressão de sete mil minicartões ilustrados com os moradores e suas memórias, a serem distribuídos em espaços culturais e estabelecimentos da região.

“Nesse mergulho que faremos em Mangaratiba, por meio das entrevistas com a população, esperamos também estimular encontros que fomentem a cultura local e ajudem a manter tradições, sejam antigas ou recentes”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV.

O projeto Vivências e Memória Mangaratiba é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) com o patrocínio do Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais: @vivenciasememoria.