Maricá oferece aulas gratuitas de robótica, astronomia e astronáutica

Os 1009 alunos sorteados para aulas gratuitas de robótica, astronomia e astronáutica oferecidos pela Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, começam as aulas a partir dessa semana. A Prefeitura de Maricá iniciou nesta segunda-feira (16) os cursos oferecidos pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e a Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade.

Ao todo, são nove cursos divididos em três turnos (manhã, tarde e noite): informática básica, educação financeira, gestão de pessoas, gestão de projetos, noções de marketing, robótica e automação, astronomia e astronáutica básicas, preparatório em informática, montagem e manutenção de computadores.

Segundo o município, 3.753 pessoas se interessaram pelos cursos. Destas, 1.009 conquistaram vagas para este primeiro ciclo. Os alunos já receberam as primeiras orientações sobre astronomia, robótica, montagem e manutenção de computadores e empreendedorismo. No terraço da sede do ICTIM, os alunos aprenderam sobre noções de astronomia e usaram uma luneta para observação do sistema solar.

“Sempre gostei de planetas e quando soube do curso corri para me inscrever. Quero conhecer mais sobre tudo que envolve a astronomia”, disse a jovem Eduarda Vidal, de 19 anos, que mora em São José do Imbassaí.

Inclusão em Maricá

O espaço adaptado forneceu um estímulo à inclusão. O cadeirante Lucas Balbino Ferreira, de 20 anos, aproveitou o espaço para aprimorar seus conhecimentos em tecnologia. “Sempre fui ligado em tecnologia, computadores, videogames e fiquei muito animado em aprender a utilizar essas impressoras grandes”, afirmou Lucas.

Já Ângela Guimarães, de 60 anos, optou pela aula de robótica. Ela tem o desejo de desenvolver um projeto para ajudar a sobrinha, que é cadeirante. “Quero criar um projeto para ajudá-la a ficar em pé e mexer as mãos. Acredito que isso será possível com a robótica”, disse Angela.

Coordenadora pedagógica do INAC, Aline Leal ressaltou que o objetivo é criar um senso de empoderamento das comunidades que recebem os cursos. “Queremos aprimorar o raciocínio lógico e trazer a consciência ambiental e tecnológica para o cotidiano, lançando para os cidadãos desafios relacionados às questões ambientais”, acrescentou.

A sede da incubadora social fica na Rua Pedro Afonso Ferreira, n° 17, em frente ao Instituto Darcy Ribeiro, no Centro.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

10 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

10 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

13 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

15 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás