A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o atendimento antirrábico humano na cidade. São casos em que pessoas sofreram mordedura ou arranhadura de animais desconhecidos.
Nesses casos, é necessário que a pessoa lave o local ferido com água corrente abundante e sabão e procure assistência imediata nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou de Urgência e Emergência.
Após avaliação clínica, a pessoa poderá ser direcionada para receber a vacina antirrábica. Para crianças menores de 10 anos, pessoas com casos graves, que tiveram contato com animais silvestres ou que apresentem condições de saúde suspeitas. O imunizante é aplicado após a exposição de risco de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo de Imunização. O espaço fica localizado na Rua Um, nº 50, lote 01, quadra 02, em São José do Imbassaí, próximo ao Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. Nas demais situações, a vacina é aplicada às segundas e quintas.
Soro antirrábico também poderá ser aplicado de acordo com atendimento
No núcleo, a pessoa também será avaliada para verificar a necessidade de aplicação do soro antirrábico, além de receber orientações diversas dos profissionais. Em casos de emergência, é possível realizar a vacinação antirrábica humana 24 horas no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, localizado na Rua Domício da Gama, 433, no Centro.
É importante lembrar que a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Ela é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.