Esportes

Maricá é a surpresa do futebol carioca

Não dá para negar que o futebol carioca está em alta no cenário nacional, com os títulos de Botafogo e Flamengo neste ano. Mas e nas divisões inferiores do Cariocão, como estamos? Quem subiu de divisão? Quem não escapou do rebaixamento?

Maricá estreia na elite e no cenário nacional

Sem dúvida alguma o destaque dos campeonatos de acesso em 2024 é o Maricá. A equipe venceu a Série A2, fato que o colocou na elite do futebol carioca pela primeira vez e a Copa Rio, o credenciando para jogar a Série D em 2025. Na Série A2, a equipe do Leste Fluminense fez uma campanha perfeita na 1ª fase, sem derrotas, e mostrou que dificilmente perderia o título. Mas foi com emoção.

Após passar pelo Audax com duas vitórias apertadas na semifinal, o Maricá enfrentou o Olaria na grande final, que tinha eliminado o Duque de Caxias. Foram duas partidas muito disputadas que terminaram em empate. A igualdade levou a decisão para os pênaltis, com vitória do Maricá pelo placar de 3 a 1.

Olhando para a parte debaixo da tabela da Série A2 a tristeza fica por conta das campanhas ruins de Serrano e Artsul, que acabaram rebaixados para a Série B1 do Campeonato Carioca.

Maricá e Olaria novamente na Copa Rio

Já a campanha da Copa Rio, torneio que oferece ao vencedor a possibilidade de escolher disputar a Copa do Brasil ou a Série D no ano seguinte, foi longa, exaustiva, mas recompensadora. O Maricá foi campeão e escolheu disputar a Série D do Brasileirão em 2025.

A trajetória começou com duas vitórias sobre o Duque de Caxias e passou por um confronto muito disputado contra a Portuguesa, time da elite do carioca. Já na terceira fase o Maricá enfrentou o Audax e passou com uma vitória e um empate.

Na quarta fase, também conhecida como semifinal, um duelo de gente grande. Duas partidas muito brigadas contra o Volta Redonda, equipe que neste ano conseguiu o acesso à Série B do Brasileirão. Após dois empates o Maricá se classificou para a final nos pênaltis.

E quis o destino que o Maricá enfrentasse outra vez o Olaria em mais uma final. Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 o time do Leste Fluminense segurou o Azulão da Bariri no empate em 0 a 0 e levantou mais um caneco no ano.

Confira a classificação da Série A2

Série B1 tem título do São Gonçalo e campeão rebaixado

A Série B1 do Campeonato Carioca, equivalente à 3ª divisão, colocou na Série A2 um time de apenas 14 anos que transitava entre as divisões inferiores. O São Gonçalo Esporte Clube fez boa campanha e venceu na final outro projeto de sucesso – o Pérolas Negras. Mas nem tudo foram flores.

O São Gonçalo terminou a primeira fase do torneio na terceira colocação, na frente do próprio Pérolas Negras, que ficou em quarto. Em primeiro e segundo classificaram-se Artsul e Paduano. Mas nas semifinais contra o Paduano, o São Gonçalo venceu o segundo jogo por 1 a 0 fora de casa após empatar em 1 a 1 no primeiro duelo.

A final contra o Pérolas Negras, que eliminou o Artsul, foi para os pênaltis. No primeiro jogo, em Resende, casa do Pérolas Negras, deu São Gonçalo por 1 a 0. No segundo jogo, no Los Larios (Xerém), com São Gonçalo como mandante, deu Pérolas por 2 a 1. Nos pênaltis título do São Gonçalo após vitória por 4 a 3.

Já na parte de baixo da tabela uma curiosidade lamentável. O Serrano, recém-rebaixado da Série A2 neste ano, fez péssima campanha e quase foi rebaixado mais uma vez no mesmo ano. A sorte do time petropolitano foi a trajetória muito ruim do Belford Roxo, que acabou rebaixado pelo número de vitórias.

Pouco mais de um ano após subir da Série B2 para a Série B1 com o vice-campeonato do torneio em 2023, a equipe da Baixada Fluminense não conseguiu engrenar no campeonato e não se sustentou. Queda e volta para a Série B2 em 2025.

Confira a classificação da Série B1

Série B2 tem final de tradição e dois rebaixados

A Série B2 do Campeonato Carioca, 4ª divisão do futebol do Rio, colocou na grande final duas equipes que já figuraram na elite do futebol, inclusive com disputas de torneios nacionais e vitórias sobre os grandes no passado: Campo Grande e Bonsucesso. Quem levou melhor foi o Campo Grande.

As duas equipes fizeram uma primeira fase perfeita, com somente uma derrota, e se classificaram na ponteira, com Campo Grande em primeiro e Bonsucesso em segundo lugar. Niteroiense e Carapebus completaram as quatro equipes que foram para as semifinais. Vale lembrar que o Niteroiense vinha de um acesso da Série C ainda neste ano.

Nas semifinais, enquanto o Campo Grande passou pelo Carapebus com duas vitórias e mostrou sua força em direção ao título, o Bonsucesso passou sufoco contra o Niteroiense, já que perdeu o segundo jogo por 4 a 3, mas se classificou pelo saldo de gols, pois venceu o primeiro por 2 a 0.

Na grande final entre as duas tradicionais equipes, duas vitórias do Campo Grande, que levantou o caneco com apenas uma derrota no campeonato todo. Será que o acesso para a Série B1 marca o renascimento deste gigante adormecido?

Já na parte inferior da tabela, tristeza dupla. Como a Série B2 reservava dois rebaixamentos para este ano, Mageense e Rio São Paulo não escaparam após terminarem a competição com apenas seis pontos. As duas agremiações jogarão a Série C em 2025.

Confira a classificação da Série B2

Série C tem título do Niteroiense

A última divisão do Campeonato Carioca – a Série C – é aquele torneio recheado de complicações e decisões nos tribunais, com W.O daqui, jogos estranhos dali. No fim das contas, o título foi para uma equipe que desde o início se mostrava mais organizada e capacitada. O Niteroiense levantou o caneco, foi para a B2 e ainda pegou uma semifinal lá.

Mas, voltando a falar de Série C, a primeira fase teve uma curiosidade. Todos os classificados para as semifinais (Niteroiense, Vera Cruz, Uni Souza e Campos) terminaram com apenas uma derrota, mas com número de empates diferentes.

Os confrontos das semifinais foram Niteroiense x Campos e Vera Cruz x Uni Souza. O Niteroiense passou com um empate e uma vitória, mesmo trajeto do Uni Souza, que também empatou e depois venceu o Vera Cruz para se classificar. Na grande final, dois empates em 1 a 1 e decisão nos pênaltis com vitória do Niteroiense por 5 a 4.

Terminada a temporada 2024 do futebol carioca, os torneios estão distribuídos desta maneira para 2025 (Vale lembrar que alguns campeonatos disputados no segundo semestre podem receber times de torneios disputados no primeiro semestre em caso de acesso ou rebaixamento):

1ª divisão

Bangu, Botafogo, Boavista, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Portuguesa, Vasco da Gama, Volta Redonda.

Série A2

America, Americano, Araruama, Audax Rio, Cabofriense, Duque de Caxias, Olaria, Petrópolis Gonçalense, Resende e São Gonçalo.

Série B1

Artsul, Campo Grande, Friburguense, Nova Cidade, Paduano, Pérolas Negras, São Cristóvão, Serrano.

Série B2

Barra Mansa, Bonsucesso, Carapebus, Niteroiense, Rio de Janeiro, Serra Macaense, Uni Souza, Zinza, 7 de Abril.

No caso da Série C, não arriscaremos uma projeção aqui pois muitos dos times enfrentam dificuldades que os levam a correr riscos de não disputar a competição, portanto esperaremos alguma sinalização da FERJ quanto a lista dos clubes participantes.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

É tempo de Festa!

*Por Tamima de Souza Em uma conversa com militares do Corpo de Bombeiros Militar do…

13 horas atrás

A Morte do Direito

*Por Professor Hélvio Costa O Direito está morto! Começo minha coluna dessa semana, convidando meus…

14 horas atrás

Corpo de Bombeiros do Rio abre concurso com 50 vagas para cadetes

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) publicou, nesta segunda-feira…

15 horas atrás

Apoio aos pescadores artesanais é reforçado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (SMAP), deu início…

15 horas atrás

Demo Day: startups inovadoras são premiadas em Campos

As startups Yapuanna, Café Riga e Ciência para Vida foram as principais vencedoras na categoria…

16 horas atrás

Quissamã e ICMBio assinam acordo de cooperação técnica

A Prefeitura de Quissamã, no Norte Fluminense, assinou acordo de cooperação técnica com o Instituto…

16 horas atrás