Leste Fluminense
Habitação

Maricá entrega primeiras casas reformadas na Mumbuca

Seis famílias foram beneficiadas pelo Programa de Melhorias Habitacionais, que alcançará 30 residências e será ampliado para outros bairros.

Compartilhe:
03 de novembro de 2025
Sara Oliveira
Maricá entrega primeiras casas reformadas na Mumbuca
Reformas garantem moradias mais seguras e dignas. (Foto: Thamyris Mello)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, entregou as seis primeiras casas reformadas pelo Programa de Melhorias Habitacionais na Mumbuca. Ao todo, 30 residências estão passando por requalificação, com obras completas voltadas para oferecer moradias com mais segurança e dignas às famílias em situação de vulnerabilidade.

“As famílias são ouvidas e, juntos, criamos um projeto para atender da melhor forma possível. Quando encontramos casas com crianças, mas apenas um quarto, conseguimos ampliar e construir mais um. Fazemos a troca completa das instalações elétrica e hidráulica, colocamos piso, construímos banheiro, trocamos janelas e realizamos pintura total. Algumas casas ficavam abaixo do nível da rua e chegavam a ter água brotando pelo chão”, explicou Marcus Bambam, secretário de Habitação de Maricá.

Além das reformas, os beneficiados receberão o título de propriedade dos imóveis, dentro de um processo de regularização fundiária em andamento na Mumbuca. As famílias contempladas também serão atendidas com o programa de entrega de móveis e eletrodomésticos.

Entre os moradores beneficiados está Gabriela das Neves, de 31 anos, mãe de três filhos. Desempregada, ela relatou a importância da iniciativa: “Eu não tinha mais esperança de conseguir terminar a obra da minha casa. Agora os meus filhos têm uma casa mais segura, sem fios aparentes, com esgoto direito, pintura nova”, contou emocionada ao receber as chaves.

Outros bairros de Maricá já receberam o programa

O programa já foi iniciado também em Inoã e será expandido, em breve, para Jacaroá e São José de Imbassaí. “Este é um projeto muito emblemático porque conseguimos melhorar a vida das pessoas diretamente, mudando a casa dela de forma permanente. É um benefício que ninguém tira”, destacou Bambam.

Para Bárbara Cristina da Silva, de 32 anos, a mudança foi transformadora. “Eu nem tinha janela. Tinha parede de tábua aqui. Só tenho a agradecer isso tudo. Eu e meus filhos teremos uma vida muito melhor agora. É uma casa com dignidade”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */