Leste Fluminense
Maricá

Feira de adoção em Maricá garante novo lar para 13 animais

Em um ano e meio, iniciativa de adoção de animais da prefeitura de Maricá já viabilizou 530 adoções de cães e gatos abandonados.

Compartilhe:
17 de outubro de 2022
Feira de adoção em Maricá garante novo lar para 13 animais
Desde 2019 já foram realizadas 5.500 castrações na cidade.

Uma feira de adoção de animais realizada neste domingo (16) em Maricá, no Leste Fluminense, garantiu uma nova chance para 13 cachorros, que encontraram um novo lar. O evento, organizado pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), colocou 36 cães e gatos para adoção nesta edição, realizada no Shopping Boulevard Maricá, no Centro da cidade.

Coordenador da Cepa, Fabiano Novaes acompanhou o processo e comentou a importância da ação. “Estamos investindo forte para reduzir a quantidade de animais na rua. Usamos um tripé: castração, adoção e educação. Só adote se realmente tiver certeza de que é o momento certo”, comentou.

Os interessados em adotar um animal de estimação precisam cumprir alguns requisitos. É necessário ser maior de 18 anos e apresentar cópias de documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.  Antes da adoção, os animais são vermifugados e os adultos, castrados. Os filhotes têm a castração garantida pela coordenadoria aos seis meses de idade.

A Prefeitura de Maricá garante a possibilidade de adoção mesmo sem precisar ir à feira presencialmente. Para isso, é necessário entrar em contato pelas redes socias da coordenadoria (Facebook: Proteção Animal Maricá; e Instagram: @cepa.marica) ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h, ter mais de 18 anos e apresentar os mesmos documentos da adoção presencial.

Morador do Centro, Leonardo Soares, de 27 anos, passou pela feira e se apaixonou pela cadelinha Gaia. “Achei ela linda e vou levar mais uma integrante para a família. Já tenho uma vira-lata e um dálmata”, disse Leonardo.

Cepa vai além da adoção

Criada em 2017, a Cepa desenvolve diversas ações e políticas públicas que visam a proteção e o bem-estar dos animais, como o programa de controle reprodutivo e as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono. As iniciativas acontecem mensalmente, em parceria com protetores, moradores e comerciantes.

As ações já garantiram que 530 animais fossem retirados das ruas e adotados no período de um ano e meio. Desde 2019, já foram realizadas 5.500 castrações em toda a cidade. A partir de outubro, o número de vagas para este procedimento aumentará 800%, passando de 100 para 800 castrações por mês. A expectativa é que sejam castrados 9.600 animais por ano.