Leste Fluminense

Maricá lança Universidade do Carnaval

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, lançou na última sexta-feira (17) a Universidade Livre do Carnaval (Ulcamar) e a Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (Rebeca).

O primeiro curso da Ulcamar tem aderecistas como público alvo e, desde 2024, atende 300 alunos na Casa das Artes Carnavalescas, em São José do Imbassaí. A iniciativa prevê até 60 cursos tecnológicos e livres. A programação da instituição prevê novos cursos para março, conforme as demandas da economia criativa.

“O curso de aderecistas possui carga horária de 100 horas, inclui alimentação e está vinculado ao edital do Ministério do Trabalho. As vagas são abertas trimestralmente na plataforma do Instituto Brasil Social (IBS)”, explicou o responsável pelo projeto pedagógico da Ulcamar, Paulo Gabriel Naciff.

Capacitação técnica no Carnaval

Segundo o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, a Ulcamar oferecerá cursos técnicos para a cadeia produtiva do Carnaval, além de cursos livres e pós-graduação lato sensu com três módulos: consultoria, gestão e produção de Carnaval.

“Queremos posicionar Maricá como referência nacional e internacional no estudo e desenvolvimento do Carnaval, transformando a Ulcamar na primeira instituição do mundo a estimular a economia criativa do setor”, declarou o secretário.

A diretora cultural da Liesa e reitora da Ulcamar, Evelyn Bastos, reforçou o impacto social da iniciativa.

“A Universidade do Carnaval une tradição e modernização. Ela oferece dignidade às pessoas talentosas que dedicam o ano inteiro à construção do Carnaval, muitas vezes sem acesso à formação formal. É um sonho coletivo que começa aqui em Maricá e se expande para todo o Brasil”, destacou.

Profissionalização e inclusão

Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, explicou que a Ulcamar começará com cursos de qualificação e evoluirá para a oferta de ensino técnico e superior. O objetivo é ampliar as oportunidades de formação acadêmica no setor.

“O aluno terá a chance de iniciar sua trajetória em cursos de qualificação. Futuramente, queremos alcançar a graduação dentro da área do Carnaval”, explicou Gimenez.

Após a cerimônia, o público celebrou ao som do cantor Rafael Caçula. Também se apresentaram no palco montado na lateral do Cine Henfil o grupo afro Ilê Aiyê e as escolas de samba União de Maricá, Mangueira e Grande Rio.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

8 horas atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

13 horas atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

13 horas atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

13 horas atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

14 horas atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

1 dia atrás