Projeto de Mobilidade Urbana em Maricá é finalista de prêmio

A prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, está entre os finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU) com um projeto inovador de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas. O objetivo é incentivar o uso por pessoas com deficiência e sua implementação deve ocorrer em 2024.

A premiação reconhece os 30 melhores projetos do Brasil que promovem mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Promovido pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Mobilidade Estadão, o prêmio busca acelerar o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Segundo a Prefeitura de Maricá, chegou a 227 o número de inscrições de iniciativas em prol da mobilidade sustentável, inovação, segurança viária e mobilidade ativa, tanto na categoria pública quanto privada.

Dentre elas, 30 foram selecionadas para a disputa final, incluindo o projeto de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas de Maricá. Elas são conhecidas como “vermelhinhas inclusivas”. A cidade foi destacada na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável”.

Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e habilidade em liderar e implementar projetos, o prêmio oferece visibilidade e a oportunidade de expandir os projetos e iniciativas, inspirando potenciais líderes a seguirem carreiras inspiradoras. A cerimônia de premiação ocorrerá em 23 de julho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.

Consulta Pública sobre mobilidade urbana

“Na última edição do evento Parque da Mobilidade Urbana, a EPT recebeu uma menção honrosa na categoria ‘Ação educativa e de sensibilização’. Ser indicado novamente mostra que estamos no caminho certo para promover uma mobilidade urbana cada vez mais inclusiva e sustentável em nossa cidade”, declara o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad.

A fim de determinar quais seriam os tipos de bicicletas adaptadas, a prefeitura realizou uma consulta pública que contou com a participação de 441 pessoas. Os modelos apresentados incluíram hand bike infantil, hand bike, tandem e triciclo para toda a família. Os resultados revelaram que 44,15% do público-alvo optaria pelo modelo triciclo para família, 28,90% escolheria a hand bike, 14,62% preferiria o tandem e 12,33% optaria pela hand bike infantil.

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