Cidade planeja novos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social. (Foto: Bernardo Gomes)
A cidade de Maricá, localizada no Leste Fluminense, está se preparando para anunciar um pacote de grandes projetos estruturantes no próximo dia 26 de maio, data em que celebra mais um ano de emancipação. As iniciativas têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento do município em diferentes frentes, com foco na infraestrutura, qualidade de vida e crescimento econômico.
Na última segunda-feira (14), foi realizada uma reunião de alinhamento entre representantes da Prefeitura, incluindo o secretário de Saúde, Marcelo Velho, e técnicos da empresa responsável pela concepção dos projetos. Durante o encontro, foram apresentados e discutidos planos de obras e investimentos que serão formalmente anunciados durante as comemorações do aniversário da cidade.
Entre as ações previstas estão a construção de novos postos de saúde em todos os distritos de Maricá e a instalação do primeiro centro de protonterapia do Brasil, voltado para o tratamento oncológico com tecnologia de ponta. A iniciativa promete posicionar a cidade como referência nacional na área da saúde.
A educação também receberá atenção especial, com a criação de novos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), que oferecerão ensino integral. Na área da mobilidade, está em pauta a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para facilitar o deslocamento urbano e melhorar a logística local.
Os investimentos fazem parte de um conjunto mais amplo de medidas para modernizar a cidade. A gestão municipal também estuda a captação de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para viabilizar as obras. Projetos turísticos, como a construção de hotéis em Itaipuaçu e o complexo “Samba, Futebol e Caipirinha”, estão no plano para fomentar o setor e diversificar a economia local.
Além disso, Maricá deve se tornar a segunda cidade com mais obras de Oscar Niemeyer no mundo, atrás apenas de Brasília, após a aquisição de 10 projetos do renomado arquiteto. A proposta é reforçar a identidade cultural da cidade e atrair visitantes por meio da valorização do patrimônio arquitetônico.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Feira do Lavradio completa neste mês 30 anos de muitas histórias e conquistas na…
A partir deste sábado (25), a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, se torna…
Iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Políticas…
Por Nelson Lopes O deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) reagiu com críticas à…
O dia 23 de outubro entrou para a história de Paraíba do Sul, cidade da…
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vai sediar, no dia 28 de…