Saúde

Maricá quer zerar fila e prevê mais de 20 mil atendimentos oftalmológicos

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, em parceria com a Fundação Estatal de Saúde (Femar) e a Secretaria de Saúde, anunciou na sexta-feira (25) o maior programa de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas já realizado no município. O objetivo é zerar a fila de espera com mais de 20 mil atendimentos e 3 mil operações oftalmológicas, incluindo cirurgias de catarata e pterígio. A iniciativa visa atender pacientes já cadastrados na Central de Regulação e novas demandas emergentes, com início previsto para a próxima terça-feira, dia 29 de outubro.

A triagem dos pacientes ocorrerá de 29 de outubro a 7 de novembro, no espaço montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, próximo ao Fórum, em Araçatiba, onde serão realizados exames e, quando necessário, encaminhamentos para cirurgias. O atendimento será das 8h às 18h e abrange desde consultas iniciais até o acompanhamento pós-operatório, com revisão após as cirurgias. As operações de catarata e pterígio serão realizadas no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, a partir de 11 de novembro.

Prefeito de Maricá quer zerar a fila de espera

Com mais de 7.200 pessoas aguardando na fila de espera para procedimentos oftalmológicos, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou a importância da ação para o bem-estar da população e o fortalecimento da saúde pública no município. “Vamos oferecer a maior quantidade de atendimentos oftalmológicos já vista na cidade, zerando a fila e impactando positivamente a vida dos maricaenses. As equipes já começaram a contatar os pacientes para organizar o processo de triagem”, afirmou o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.

O projeto utiliza um sistema de regulação para priorizar os casos mais graves, seguindo os critérios do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo das etapas de triagem e avaliação, serão realizadas cerca de 1.699 cirurgias de catarata e 1.513 de pterígio, visando reduzir a fila em sua totalidade. Pacientes que ainda não estão cadastrados na Central de Regulação poderão comparecer ao local durante o período de triagem e, caso tenham a necessidade confirmada, serão incluídos no sistema para atendimento oftalmológico.

Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar, enfatizou o impacto positivo do programa para o município, destacando a importância da ação para eliminar a demanda reprimida de atendimentos oftalmológicos e dar início a uma nova fase de assistência contínua. Claudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, destacou que a ação é fruto de um trabalho de credenciamento dos prestadores, impulsionado por novos índices de pagamento que corrigem a defasagem da tabela SUS.

Os pacientes convocados para a triagem devem apresentar identidade, cartão do SUS, solicitação médica, comprovante de residência e agendamento da Central de Regulação. A atualização dos contatos cadastrados também é recomendada para que o paciente seja informado do atendimento agendado. O cadastro pode ser atualizado na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Billy The Grill celebra aniversário

O Billy The Grill está completando 14 anos e festeja trazendo deliciosas novidades na sua…

11 horas atrás

Cabral de volta Brasília?

Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…

14 horas atrás

Fim de semana de vacinação para jovens em Mesquita

A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…

15 horas atrás

Consciência Negra: Quissamã promove ação neste sábado

A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, promove neste sábado (23) uma programação especial para…

15 horas atrás

Atafona sedia 14° Encontro de Motociclistas neste final de semana

A 14ª edição do Encontro de Motociclistas Sobreviventes do Apocalipse, acontece neste final de semana,…

16 horas atrás

Magé-Manilha: começam as obras de duplicação da BR-493

A cerimônia de início das obras de duplicação da BR 493, a Magé-Manilha, na Baixada…

16 horas atrás