Leste Fluminense

Maricá realiza Pré-Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou no último sábado (14) a 1ª Pré-Conferência Municipal de Políticas para Mulheres deste ano. O encontro, sediado no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu, teve como objetivo reunir autoridades municipais, movimentos sociais e a sociedade civil para debater, avaliar e propor políticas públicas direcionadas ao fortalecimento dos direitos das mulheres.

Durante o encontro, foram destacados os programas e ações já implementados pela secretaria desde o início de 2025. Entre eles estão as tendas informativas em grandes eventos, onde equipes multidisciplinares, compostas por assistentes sociais, psicólogos e advogados, prestam atendimento e orientações; a van lilás, que leva serviços de acolhimento a diferentes bairros; o programa Ele por Elas, que incentiva homens a atuarem na prevenção da violência de gênero; além da distribuição de alimentos para mulheres vítimas de violência doméstica. Outros serviços como atendimento na Casa da Mulher com psicólogos, advogados e auriculoterapia, além de aulas de hidroginástica e defesa pessoal, também foram destacados.

A importância das pré-conferências em Maricá

A secretária Ingrid Bastos explicou que as pré-conferências são fundamentais para entender as demandas de cada região e planejar novas políticas de forma participativa. “Esses encontros servem para levantar o que ainda precisa ser debatido e colocado em prática pelo governo, respeitando as especificidades de cada distrito”, afirmou.

Entre as novidades apresentadas está o projeto Mulheres Bilíngues, voltado para estrangeiras residentes na cidade que ainda não dominam o idioma português. A iniciativa, já em fase de implementação em Itaipuaçu, visa facilitar a integração e garantir mais autonomia a essas mulheres. Ingrid Bastos destacou, porém, que é preciso avançar em outras frentes para que essas cidadãs tenham condições de se manter em Maricá.

A servidora da Câmara Municipal, Bethânia Policarpo, de 37 anos, enfatizou a importância da união feminina para a efetivação de políticas públicas. “Estarmos juntas é essencial para conhecer as iniciativas já existentes e aquelas que ainda precisam sair do papel. A participação coletiva diminui barreiras e fortalece todas nós”, comentou.

Representando o Legislativo, a vereadora Kelly Bernardo reforçou a relevância do diálogo com a sociedade para formular ações que atendam às reais necessidades das mulheres. “É um momento importante para ouvir e enxergar de perto os desafios enfrentados diariamente por tantas mulheres. Nossa presença aqui mostra o compromisso com a construção de políticas públicas eficazes”, pontuou.

A próxima Pré-Conferência Municipal das Mulheres está marcada para o dia 28 de junho, no CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro de Maricá. Já a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, reunindo representantes de todas as regiões da cidade para consolidar as propostas debatidas nas pré-conferências.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Kit Delícia no Farinha Pura

O Empório Farinha Pura, tradicional referência em produtos gourmet em Botafogo, preparou mais uma vez…

40 minutos atrás

Programa de capacitação para agricultura familiar é lançado no Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Agricultura, vinculada à Casa Civil, lançou…

3 horas atrás

Prefeito de Teresópolis recebe destaque da ANUBRA

Na Região Serrana, o prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos, recebeu em 2025 o Certificado de…

6 horas atrás

Hospital dos Olhos é inaugurado em Angra dos Reis

A Prefeitura de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, inaugurou nesta quinta-feira (18) o Hospital…

7 horas atrás

Avança Mesquita forma 312 estudantes e conclui edição 2025 do programa

O dia 15 de dezembro marcou a conclusão da edição 2025 do programa Avança Mesquita.…

7 horas atrás

Bolsonarismo fluminense na mira!

Por Nelson Lopes Uma semana movimentada e de baixas para o bolsonarismo do Rio. Na…

10 horas atrás