A semana começou com um importante passo dado em Maricá, no Leste Fluminense. O município sediará o maior teleporto para satélites de internet 5G da América Latina, cuja pedra fundamental foi lançada nesta segunda-feira.
O espaço será construído pela empresa Telespazio, vinculada a empresa italiana Leonardo. A estrutura será construída para fornecer à OneWeb, empresa de comunicações via satélite, infraestrutura e serviços para um novo acesso de satélites.
O lançamento do teleporto de satélites de internet 5G contou com a participação do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.
“Esse é mais um empreendimento importante para o Estado, uma iniciativa que traz a vocação tecnológica para o interior do Rio de Janeiro. A construção do Teleporto permite que novas aptidões tenham espaço no Estado, gerando renda e empregos. Novas gerações poderão ter acesso ao desenvolvimento tecnológico. É um trabalho que permite ao Rio ter um interior forte, essa é uma das premissas da gestão do governador Cláudio Castro, que vai fortalecer não só Maricá, mas toda a região do seu entorno”, disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.
A construção do teleporto é um compromisso firmado na Europa no fim de 2021 em comitiva do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram realizados acordos com as empresas Enel X, Leonardo e TIM para o desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes.
A comitiva do governo do estado também realizou parcerias com foco em soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade, iluminação e modelos de eficiência energética.
“Hoje, no Teleporto de Maricá, iniciamos um trabalho voltado para a hospedagem dos acessos de satélite que estarão em funcionamento em toda a América Latina até o final do ano, mesmo período em que a constelação da OneWeb começará a iniciar serviços globais com sua rede”, disse Marzio Laurenti, CEO da Telespazio Brasil.
O Teleporto de Maricá contará com cerca de 700 satélites, que permitirá internet de alta velocidade e baixa latência, comunicações de alta segurança para instituições governamentais, defesa, indústrias de petróleo, aviação e navegação, além de empresas de telefonia móvel que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil. O lançamento dos satélites deve ser concluído ainda este ano.
A cerimônia também contou com as presenças do embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello; do cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia; do cônsul-geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, além de representantes da empresa OneWeb e da Prefeitura de Maricá.
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…