O projeto "Circolar" apresentou "Os Povos que Construíram Itaguaí", na sede do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto. (Foto: Gilson Moreira)
No último sábado (23), a sede do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto, em Mazomba, Itaguaí, foi palco de um espetáculo circense e musical gratuito promovido pelo projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A apresentação teve o tema “Os Povos que Construíram Itaguaí” e homenageia as diversas culturas que contribuíram para a formação da cidade.
Em 2024, o Circolar apresentou um espetáculo que conduz o público por uma narrativa emocionante que aborda desde a presença dos povos originários até a chegada dos imigrantes japoneses, destacando momentos históricos como a luta dos negros africanos escravizados, o aldeamento jesuítico e as invasões piratas.
O elenco é composto por artistas de Itaguaí. São eles: Pablo Bruce, saxofonista; Felipe Cardoso, trombonista; Lucas Silva, trompetista; Erick Lima tecladista e tubista; Marcela Kathellen, cantora e atriz; Hellen Morais, dançarina; Fellipe Lapa, dançarino; Eduarda Cipriano, dançarina; Daniel Maciel, dançarino; Cauã Souza, dançarino, e Rafael Otoni, ator e palhaço. O espetáculo ainda conta com produção musical de Igor Victor.
Além das apresentações, o projeto Circolar realizou ao longo do ano diversas rodas de conversa com o tema “História e Identidade Territorial”. Esses encontros aconteceram em diferentes localidades de Itaguaí, como Coroa Grande, Chaperó, Ilha da Madeira e Mazomba. As rodas de conversa visam resgatar a memória local e fortalecer a identidade territorial dos bairros, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprender mais sobre a história da região. Segundo a consultora histórica e pedagógica do projeto, Mirian Bondim, “foi uma excelente oportunidade para saber mais sobre o passado e entender o presente”.
Outro trabalho promovido pelo Circolar, em 2024, são os murais produzidos pela artista plástica Letícia Mozo e inspirados no cotidiano de cada localidade onde foram promovidas as Rodas de Conversa ao longo deste ano. “A iniciativa não apenas enriquece os espaços públicos, mas também fortalece o vínculo entre os moradores e seus bairros”, ressalta o produtor cultural e diretor artístico do Circolar, Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi).
O projeto também tem um foco inclusivo, promovendo atividades voltadas para pessoas com deficiência em parceria com escolas e instituições sociais. Segundo a assistente social Marluce Brandão, a iniciativa visa garantir acessibilidade plena para todos os participantes.
Idealizado pelo Grupo Cultural Turma Em Cena e produzido por Adriano Didi, o Projeto Circolar tem como objetivo fortalecer a identidade das comunidades tradicionais de Itaguaí e ampliar o acesso à cultura em áreas com pouco acesso a serviços de internet e outras atividades culturais.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…
Por Nelson Lopes Pode sair do Senado o nome do vice-candidato na chapa encabeçada por…
Até esta sexta-feira (16), passageiros que passarem pela estação Carioca/Centro do MetrôRio poderão participar de…