O feriado da Semana Santa, entre 17 e 20 de abril, tradicionalmente movimenta o Mercado de Peixes de Macaé e a economia do município do Norte Fluminense. Segundo estimativa da Secretaria de Pesca e Aquicultura, o espaço deve receber cerca de 50 mil pessoas neste período, uma alta de 90% do número de consumidores.
Para atender o aumento da demanda, aproximadamente 200 toneladas de pescado estarão disponíveis até o final do feriado, entre 10 e 12 toneladas por dia.
Pescadinha, cação, dourado, anchova, corvina são os pescados mais procurados nas 55 bancas do Mercado de Peixes. A procura por salmão e por camarão também é grande.
Mercado é conhecido pela diversidade de produtos
O local dispõe de uma das maiores variedades do Estado do Rio. Durante o feriado, o horário de funcionamento, das 7h às 17h. Há a possibilidade de extensão por uma hora e organização de filas.
Quem passar pelo Mercado de Peixes para escolher o pescado fresquinho do feriado também poderá aproveitar os petiscos disponíveis em estandes e também os artigos produzidos por artesãos locais. O local tem vagas para estacionamento de curta duração e há estacionamentos particulares no entorno.
Prefeitura reforça serviços
As secretarias de Mobilidade Urbana e de Ordem Pública irão orientar o trânsito nas vias de acesso ao Mercado e reforçar a segurança pública, de 14 a 20 de abril. Já a Secretaria de Serviços Públicos informou que realiza pintura e manutenção do espaço.
“A Vigilância Sanitária já vem atuando no Mercado de Peixes. No dia 10 de março, tivemos uma capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Pescados, com a participação de todos os comerciantes das bancas. Fora isso, o Setor de Posturas proíbe vendas irregulares entorno do mercado. Esta fiscalização será reforçada no período do feriado. Além do camarão do mar, temos a piracema e a lagosta em período do defeso. Sendo assim, teremos como opção o camarão cinza criado em cativeiro”, ressalta o secretário de Pesca e Aquicultura, Lucas Jardim.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.