Leste Fluminense
Vendas

Mercado Municipal de Maricá recebe Feira da Agricultura Familiar

Evento movimenta economia local com foco na sustentabilidade e gera boas expectativas para 2025.

Compartilhe:
23 de dezembro de 2024
Sara Oliveira
Mercado Municipal de Maricá recebe Feira da Agricultura Familiar
Comerciantes registraram aumento de vendas e tem boa expectativa para 2025. (Foto: Anselmo Mourão)

No último sábado (21), a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SECAPPA), realizou uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar no Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira. O evento reuniu artesanato, produtos naturais e orgânicos, peixes e outras delícias regionais, fortalecendo a economia local e oferecendo uma experiência diferenciada aos visitantes.

Inaugurado no último dia 12 de dezembro, o Mercado Municipal ocupa uma área de dois mil metros quadrados no Centro de Maricá. O espaço conta com 26 boxes no térreo, destinados a pescadores e expositores de verduras, legumes, frutas, mel e embutidos, além de uma área gastronômica no piso superior com restaurantes e lanchonetes. A localização privilegiada, na Avenida Roberto Silveira, facilita o acesso do público e promete consolidar o mercado como referência em compras na cidade.

Comerciantes do Mercado Municipal e ONGs comemoram resultados

Comerciantes de pescados comemoraram o aumento nas vendas durante a feira, especialmente devido à proximidade das festas de fim de ano. Washington Costa, presidente da Associação de Moradores e Pescadores de Zacarias e diretor da Coopescar, destacou a estrutura e o potencial do novo mercado. “Hoje vendemos de 15 a 20% mais, mesmo com menos público. Este é um local limpo, bem estruturado e perfeito para trabalharmos. Temos boas expectativas para 2025, quando o mercado for mais conhecido”, afirmou.

Além das vendas, a feira também abriu espaço para iniciativas sociais. A presidente da ONG Grupo Amigo Animal (Gaarj), Adriana Gusbert, celebrou a oportunidade de arrecadar fundos através da venda de artesanatos doados por artistas locais. “Toda a renda é revertida para projetos de proteção animal. Eventos como este ajudam a divulgar nossa causa”, destacou Adriana.

Na área externa, o Grupo de Artes de Maricá (GAM) e expositores do Artemar apresentaram obras e artigos artesanais, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.