‘Mergulhos’: Filme petropolitano ganha prêmio em Portugal

Filmado e produzido na cidade de Petrópolis, o curta “Mergulhos” ganhou o prêmio de Melhor Criação Audiovisual do 5º Marginal Art Festival (MAF), na Eurart Galeria, em Portugal. Uma produção da diretora, roteirista e atual representante do segmento audiovisual no Conselho Municipal de Cultura da cidade serrana, Beatriz Ohana, o filme foi lançado em 2022.

“É muito importante perceber que produções audiovisuais independentes são valorizadas e incentivadas também para o público fora do Brasil. Conseguir tocar pessoas de outros locais com meu trabalho é muito gratificante e motivador”, disse Ohana. 

O filme vem sendo exibido em alguns festivais de cinema e aprofunda questões como processo criativo, ansiedade e depressão. 

“A grande inspiração para a realização do trabalho foi o conto ‘A luz é como a água’, de García Márquez, uma das minhas histórias preferidas desde criança”, afirmou Beatriz.

História do Filme

O curta-metragem conta a história de Clarice, uma escritora em início de carreira que precisa entregar seu segundo livro para uma editora. Em meio a um bloqueio criativo, ela se depara com um mundo novo e fantástico que se revela uma grande armadilha. “Mergulhos” é uma obra de realismo mágico com toques de surrealismo. É uma homenagem a grandes nomes da literatura latino-americana como Gabriel García Márquez, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Eduardo Galeano, Gabriela Mistral e Jorge Luis Borges.

A premiação aconteceu em junho deste ano e a produtora do curta-metragem, filmado no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, também é fundadora e diretora-geral do Cine Pagu, cineclube itinerante e escola de cinema que atua em Petrópolis.

A secretária de Cultura da cidade, Diana Iliescu, afirmou que é gratificante ver cineastas locais se destacarem pelo mundo. 

“É gratificante ver como nossos cineastras se destacam. Isso mostra que o nosso segmento audiovisual está fortalecido e com produções de destaque, tanto no Brasil quanto fora do país”, disse Iliescu.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

10 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

12 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

12 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás