Alunos da turma 51B do Complexo da Vila São João receberam parabenizam a professora. (Foto: Gilberto Rocha)
A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, alcançou destaque na etapa final do Prêmio Magda Soares, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). O Complexo Educacional da Vila São João foi o vencedor na categoria “Recomposição de Aprendizagens”, representado pelo projeto da professora Letícia Graciano.
O trabalho premiado, intitulado “Percurso literário: conhecendo Eva Furnari, Daniel Munduruku e Sônia Rosa”, foi desenvolvido ao longo do ano com a turma 51B. A iniciativa promove o fortalecimento do hábito da leitura e da escrita por meio de atividades práticas, como produção de tintas naturais com urucum, elaboração de cartazes coletivos, leituras individuais e em grupo e a criação de um clube do livro. O projeto já resultou em mais de 30 obras lidas pelos estudantes.
A professora Letícia destacou o envolvimento dos alunos e a importância do reconhecimento. “Esse prêmio mostra o reconhecimento pela minha prática pedagógica, por tudo o que acredito e por tudo aquilo que desempenhei durante o ano. A turma é reflexo do professor e o professor é reflexo da turma. Só pude desempenhar o trabalho porque tive uma turma que me abraçou e andou junto comigo”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eneila Lucas, celebrou o resultado e reforçou o impacto do projeto. “Esse reconhecimento mostra a capacidade da nossa rede de inovar e transformar o aprendizado dos alunos. Projetos como o desenvolvido pela professora Letícia fortalecem toda a comunidade escolar e elevam o nível da educação de Meriti”, disse.
Os estudantes também comentaram as mudanças no interesse pela leitura. “Aprendemos muito com as atividades e os livros que ela nos trouxe, e também gostamos muito de fazer as pinturas que estão espalhadas pela sala”, contou Maysa Lima. Já Pedro Henrique destacou a obra que mais o marcou: “Um dos livros que mais gostei foi ‘Os problemas da família Gorgonzola’, que tem questões matemáticas e me ajudou a gostar de matemática e português”.
O Prêmio Magda Soares reconhece práticas pedagógicas inovadoras voltadas à alfabetização, recomposição de aprendizagens e incentivo à leitura, valorizando iniciativas que contribuam para o avanço da educação em todo o Estado.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A rede de cafeterias Justo Café, que já virou ponto de encontro para os cariocas,…
A Casa de Cultura Marise Moreira Brito, em Itaguaí, recebe nos dias 28 e 29…
O projeto Ronda da Madrugada vem contribuindo para o aumento da sensação de segurança em…
A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, iniciou o período de matrículas para a Educação…
Araruama, na Região dos Lagos, confirmou uma das principais atrações das comemorações pelos 167 anos…
Por Nelson Lopes O mistério permanece: Lula vai ao desfile da Acadêmicos de Niterói, no…