Foco da gestão municipal foi em melhorias na educação, assistência, saúde, segurança, entre outras. (Foto: Divulgação/PMM)
A Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, apresentou o balanço das ações realizadas nos primeiros três meses de 2025, destacando avanços em áreas como educação, saúde, assistência social, segurança e planejamento.
Na Educação, o município iniciou o ano letivo com todas as escolas climatizadas, garantindo mais conforto para alunos e professores. Outra conquista foi a inclusão de psicopedagogos nas unidades escolares, um marco inédito na rede municipal, voltado ao fortalecimento do processo de aprendizagem.
O município também ampliou oportunidades de qualificação profissional. O Espaço da Mulher Mesquitense abriu novas turmas dos cursos gratuitos de Cabeleireira, Design de Sobrancelhas e Depilação. Jovens puderam se inscrever nas modalidades Desenvolvimento de Jogos e Counter-Strike 2, oferecidas pelo GameLab. Já o Defesa Civil Juvenil iniciou inscrições para uma nova turma, com adolescentes de 13 a 16 anos, na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no Banco de Areia. Já na Assistência Social, foi lançado o projeto “Não Desvie o Olhar”, voltado à proteção infantil em eventos públicos, como o Carnaval.
A Saúde também recebeu atenção especial. Durante o Mês da Mulher, todas as clínicas da família promoveram ações sociais com atendimentos clínicos, odontológicos, sociais e oficinas de beleza. No campo da gestão pública, a Subsecretaria Municipal de Fazenda lançou o eCAC, central de atendimento virtual que permite emissão de notas fiscais eletrônicas, consultas de débitos e acesso a processos digitais.
O Trânsito recebeu novas sinalizações, com a instalação de 30 placas e a realização de 456 ações de pintura horizontal apenas no primeiro trimestre. Já a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou simulados de evacuação na Creche Municipal Professora Marlene Peres e promoveu ações de prevenção diante das chuvas previstas para o início de abril.
O município também reforçou sua interlocução com outras esferas de governo. O município recebeu representantes da Secretaria de Estado da Mulher, que lançou a campanha “Não é não! Respeite a decisão”, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A Procuradoria-Geral do Município recebeu visita institucional da 64ª Subseção da OAB-RJ.
Encerrando o trimestre, o prefeito Marotto Miranda participou, em Brasília, do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, reforçando o diálogo da cidade com o Governo Federal.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Dezenas de ambulantes foram à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Jardim…
O distrito de Sana, em Macaé, no Norte Fluminense, chega aos 123 anos mantendo o…
A Fournier 1 Construções, empresa de edificação de estandes de vendas e apartamentos decorados, está…
Por Juedir Teixeira* Faz muitos anos que ouvi uma história, a qual passei a usar…
O Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV) lançou, na semana passada, uma nova agenda de debates…
*Por Professor Hélvio Costa O Leviatã mencionado em diversos livros da Bíblia como Jó, Salmos…