Festa Junina com muito forró anima Centro de Longevidade na Chatuba, em Mesquita

O Centro de Longevidade de Mesquita, na Chatuba, na Baixada Fluminense, é famoso pelas atividades que oferece aos seus usuários, como oficinas e rodas de conversas. E nesta quarta-feira, os idosos puderam curtir a festa junina do local, com muito forró e comidinhas típicas.

Com 68 anos, Berenice Batista frequenta o local, administrado pela Prefeitura de Mesquita, desde que foi inaugurado. Ali ela pratica zumba, ginástica, aula de pintura e se arrisca nas poesias, o que lhe rende o apelido de “poetisa” no Centro. Ela diz que o importante é curtir a vida enquanto pode.

“Eu estou nessa idade, que eu chamo de gloriosa, e acredito que devemos aproveitar agora, porque fica difícil aproveitar depois. Aqui, a gente brinca do jeito que pode, com cada um ajudando. Sou muito bem tratada e já fiz muitas amizades”.

O banquete da festa junina teve bolos de milho, paçocas e cachorro-quente e a animação ficou por conta de uma quadrilha improvisada, com o objetivo de criar e fortalecer vínculos entre os frequentadores do Centro de Longevidade

“Nós realizamos diversas atividades para integrar esses idosos à sociedade. Aqui, eles podem conversar e conhecer novos colegas, bem como trazer seus próprios familiares, tudo dentro de rodas de conversa e atendimento social que ajudam a exercitar a mente”, explicou a coordenadora da unidade, Letícia Fernandes.

Irizinete dos Santos, de 79 anos, garante que os únicos eventos do Centro de Longevidade aos quais faltou foram só os que não aconteceram. “Isso aqui é maravilhoso, quase o céu. E eu gosto, gosto de dançar, de brincar, de tudo que é bom na vida. Então, vamos aproveitar, porque a minha idade não está pesando”, reforçou.

Centro de Longevidade

Atualmente, o Centro de Longevidade conta com 78 inscritos, mas o espaço recebe idosos convidados pelos usuários e chega a atender de 30 a 35 pessoas por dia.  O local atua como um polo de socialização e promoção do processo de envelhecimento.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida e resgatar o convívio social dos mesquitenses que estão na terceira idade, mantendo a autonomia deles e garantindo seus direitos como cidadãos. Lá, são oferecidas atividades de psicomotricidade, artesanato, rodas de conversa, zumba e ginástica. 

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

41 minutos atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

8 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

9 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

9 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás