Economia
Crescimento

Microempreendedores Individuais crescem quase 30% em Porto Real

Estratégias da gestão municipal impulsionam o comércio local, resultando em aumento significativo de microempreendedores individuais e expansão do centro comercial.

Compartilhe:
23 de agosto de 2024
Sara Oliveira
Microempreendedores Individuais crescem quase 30% em Porto Real
Estratégias da gestão municipal impulsionam o comércio local, resultando em aumento significativo de microempreendedores individuais e expansão do centro comercial. (Foto: Divulgação)

Nos últimos quatro anos, Porto Real, no Sul Fluminense, viu um crescimento expressivo no número de Microempreendedores Individuais (MEIs). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, o município registrou um aumento de 29,36% no número de MEIs, passando de 1.400 em 2020 para 1.811 em 2024. O centro comercial da cidade, especialmente a Avenida B no bairro Freitas Soares, também testemunhou um crescimento significativo de 46%.

Diversas iniciativas foram implementadas pela administração municipal para fomentar o comércio e apoiar os empreendedores locais. “Tivemos três edições da Feira do Empreendedorismo no Horto Municipal e duas do Domingão de Compras na Avenida B, com a participação de comerciantes de vários ramos e diversas localidades do município. Junto à implementação de palestras ministradas pelo Sebrae, foram abordados temas essenciais para alavancar o empreendedorismo em nossa cidade. Também houve o incentivo ao empreendedorismo feminino, com palestras específicas para esse público, durante a Semana do Empreendedor”, contou o prefeito Alexandre Serfiotis (MDB).

Suporte aos Microempreendedores Individuais

O prefeito também destacou o papel fundamental da Sala do Empreendedor na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico. “A Sala do Empreendedor oferece todo suporte aos nossos empreendedores. A equipe orienta na abertura do MEI, regularização de documentos e auxilia em informações de acesso a empréstimos com juros baixos para capital de giro e divulgação de oportunidades na região. É com essa estrutura e o incentivo ao comércio que geramos competitividade e conseguimos atrair investidores, movimentando e aquecendo a nossa economia”, afirmou Serfiotis.

Comerciantes locais têm expressado otimismo em relação ao crescimento econômico do município. Luiz Carlos Uchikado, proprietário de uma loja infantil na Avenida B, acredita no potencial de Porto Real. “Eu acredito em Porto Real. Esse aumento no número de empreendedores representa que todos nós acreditamos no potencial do município. A cidade é promissora. Estou desde 2018 com a loja e estamos crescendo desde então. Com o apoio da Sala do Empreendedor, basta estudar o empreendimento a ser feito, executar e acreditar, que o sucesso é garantido”, declarou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.