Quase duas mil bolsas em todo o país. (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)
O Ministério da Saúde publicou o resultado final de dois editais do Pró-Residências. A inciativa concede bolsas para programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades uniprofissional e multiprofissional.
O Rio de Janeiro foi contemplado com 78 bolsas. Destas, 52 para Residência Médica, nas áreas de Cirurgia Geral, Oftalmologia, Medicina de Família e Comunidade entre outras. Outras 26 oportunidades são para Residência em Área Profissional da Saúde, voltadas principalmente para a Atenção Básica, Saúde da Família, Terapia Intensiva.
Ao todo, foram aprovados 511 programas em 94 especialidades e áreas de atuação, com 1.813 novas bolsas distribuídas em 24 estados brasileiros. Deste total, 1.044 bolsas são para Residência Médica e 769 para Residência em Área Profissional da Saúde. Também foi confirmada a concessão de 185 bolsas para a Amazônia Legal, sendo 52 para Residência Médica e 133 para programas de Residência em Área Profissional da Saúde.
“Este é realmente um número histórico. E isto ocorre porque o Governo Federal tem dado muita ênfase para a educação e a formação no Sistema Único de Saúde (SUS). A residência médica é um dos pilares para o sucesso do Mais Acesso a Especialistas que vem permitindo o acesso do paciente a consultas e exames especializados em menor tempo e com mais qualidade”, destaca a ministra Nísia Trindade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Tradicional pré-carnaval de Itaguaí, o Coroa Folia volta a movimentar a Orla de Coroa Grande…
A Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, está realizando o Censo Previdenciário dos servidores públicos…
O Secovi Rio divulgou a programação da 16ª edição do Panorama do Mercado Imobiliário do Rio…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (Maré) e…
A cidade de Quatis, no Sul Fluminense, recebeu nesta terça-feira (20) o Selo CAIXA Gestão…
Por Marcos Vinicius Cabral Reeleito em dezembro de 2025 por aclamação, Alfredo Lopes continuará à…