Baixada Fluminense

Mobilização em Mesquita intensifica ações contra dengue na Chatuba

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita realizou uma ação de combate à dengue e outras arboviroses no bairro Chatuba. A iniciativa foi conduzida pela equipe de mobilização social e pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), com apoio da Clínica da Família França Leite, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Durante a mobilização, os profissionais percorreram residências para identificar e eliminar focos de larvas do mosquito transmissor, além de orientar moradores sobre medidas de prevenção e oferecer atendimentos de saúde. Entre as principais recomendações repassadas, estiveram a eliminação de recipientes com água parada — como pneus, caixas d’água, garrafas, vasos de plantas, ralos e calhas — e a proteção individual contra picadas, com o uso de repelentes e roupas compridas.

A vacinação também foi reforçada como medida preventiva. As doses contra a dengue estão disponíveis para o público de 10 a 14 anos nas unidades de Atenção Básica em Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além das orientações educativas, um agente foi designado para a aplicação de inseticidas nas residências da região. Segundo o coordenador municipal de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Sérgio Vigas, as substâncias químicas contribuem para eliminar insetos que oferecem riscos à saúde. “Nossa equipe faz esse trabalho frequentemente nas ruas, casas e comércios do município, respeitando sempre o intervalo ideal para a aplicação”, explicou.

Mobilização também contou com serviços de saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde também aproveitaram a ação para aferir pressão arterial, atualizar cadernetas de idosos, aplicar doses da vacina contra a gripe e realizar atualização cadastral dos moradores.

Como parte das estratégias preventivas, o município também vem investindo na metodologia de armadilhas de ovitrampas, utilizadas para identificar a quantidade de mosquitos em regiões específicas. A ferramenta permite à Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental e Zoonoses coletar dados e elaborar relatórios que orientam medidas de combate mais eficazes para cada área da cidade.

A mobilização integra o conjunto de ações contínuas da Prefeitura de Mesquita para reduzir os índices de transmissão de dengue e demais arboviroses, com foco na conscientização comunitária e no monitoramento permanente.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Fórum Fluminense debate segurança alimentar e responsabilidade ambiental

Nesta quinta-feira (28), no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, aconteceu o Fórum Fluminense de Segurança…

1 hora atrás

Ingenuidade a favor de Lula

*Por Paulo Marinho A ingenuidade dos "les enfants terribles", Hugo Motta e Davi Alcolumbre, não comparecendo…

4 horas atrás

Castro avança em Brasília

Por Nelson Lopes O governador do Rio, Claudio Castro (PL), esteve em Brasília nesta semana,…

2 dias atrás

Farinha Pura na sua casa

O Empório Farinha Pura, mercado gourmet mais tradicional do Rio, apresenta seu Menu de Ceia…

3 dias atrás

Cine Quatro Estações Mangaratiba anuncia selecionados da Edição Verão

O Cine Quatro Estações Mangaratiba, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio…

3 dias atrás

COMFAV empossa 44 novos conselheiros no Palácio da Cidade

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, empossou na última quarta-feira (26), no Palácio da Cidade,…

3 dias atrás