Baixada Fluminense

Mobilização em Mesquita intensifica ações contra dengue na Chatuba

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita realizou uma ação de combate à dengue e outras arboviroses no bairro Chatuba. A iniciativa foi conduzida pela equipe de mobilização social e pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), com apoio da Clínica da Família França Leite, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Durante a mobilização, os profissionais percorreram residências para identificar e eliminar focos de larvas do mosquito transmissor, além de orientar moradores sobre medidas de prevenção e oferecer atendimentos de saúde. Entre as principais recomendações repassadas, estiveram a eliminação de recipientes com água parada — como pneus, caixas d’água, garrafas, vasos de plantas, ralos e calhas — e a proteção individual contra picadas, com o uso de repelentes e roupas compridas.

A vacinação também foi reforçada como medida preventiva. As doses contra a dengue estão disponíveis para o público de 10 a 14 anos nas unidades de Atenção Básica em Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além das orientações educativas, um agente foi designado para a aplicação de inseticidas nas residências da região. Segundo o coordenador municipal de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Sérgio Vigas, as substâncias químicas contribuem para eliminar insetos que oferecem riscos à saúde. “Nossa equipe faz esse trabalho frequentemente nas ruas, casas e comércios do município, respeitando sempre o intervalo ideal para a aplicação”, explicou.

Mobilização também contou com serviços de saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde também aproveitaram a ação para aferir pressão arterial, atualizar cadernetas de idosos, aplicar doses da vacina contra a gripe e realizar atualização cadastral dos moradores.

Como parte das estratégias preventivas, o município também vem investindo na metodologia de armadilhas de ovitrampas, utilizadas para identificar a quantidade de mosquitos em regiões específicas. A ferramenta permite à Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental e Zoonoses coletar dados e elaborar relatórios que orientam medidas de combate mais eficazes para cada área da cidade.

A mobilização integra o conjunto de ações contínuas da Prefeitura de Mesquita para reduzir os índices de transmissão de dengue e demais arboviroses, com foco na conscientização comunitária e no monitoramento permanente.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Operação em Saquarema embarga mais de 14 construções irregulares

Mais uma operação de fiscalização de sucesso na Região dos Lagos. Catorze construções irregulares foram…

18 horas atrás

Amauri Pinho, do PRTB, emite nota sobre decisão no STF

O atual presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, Amauri Pinho, emitiu nota em apoio à…

18 horas atrás

Deputados já discutem nome para substituir Castro em eleição indireta

FOTO 1 – governador Cláudio Castro Antes mesmo do retorno das férias de verão, os…

20 horas atrás

Carreta de saúde da mulher inicia atendimentos em Mesquita

Nesta sexta-feira (16/1), às 10h, será anunciado em Mesquita, Baixada Fluminense, o início dos atendimentos…

20 horas atrás

Usina fotovoltaica de Volta Redonda aguarda liberação para operar

A montagem da segunda estação geradora de energia fotovoltaica de Volta Redonda, no Sul Fluminense,…

21 horas atrás

Patrulha Maria da Penha mantém ações em São Pedro da Aldeia

Garantir proteção, acolhimento e fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência seguem…

21 horas atrás