Capital

Moda Rio 5.0 Summit discute a volta do protagonismo do setor na Capital

O Moda Rio 5.0 Summit, realizado na última segunda-feira (4) na Casa Firjan, na Zona Sul da capital, reuniu empresários, profissionais e especialistas para discutir o futuro e o fortalecimento da moda carioca. Com apoio da Firjan, o evento abordou temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, como inovação, tecnologia, criatividade, novas carreiras, gestão de negócios e sustentabilidade. Além das palestras e painéis, o evento contou com o Espaço Cocriação, onde os participantes puderam experimentar ferramentas digitais e interagir com artistas e programadores, em uma experiência que lotou o auditório.

Durante o evento, Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, destacou a relevância da moda para a economia do estado do Rio de Janeiro, enfatizando os esforços da instituição em capacitar e qualificar mão de obra. Caetano relembrou que, desde o ano passado, o Programa de Qualificação Setorial da Firjan SENAI ofertou mais de 4 mil vagas para o setor têxtil e de confecção. Ele também mencionou o Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, e outras unidades no estado que oferecem cursos voltados para o setor, além das iniciativas de imersões e caravanas empresariais.

Plano estratégico foi abordado no Moda Rio 5.0 Summit

Victor Misquey, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio de Janeiro e Grande Rio, destacou a importância de unir pequenas e médias empresas para recuperar o protagonismo da moda carioca em âmbito global. Carlos Tufvesson, presidente do Conselho Municipal da Moda, reforçou a necessidade de um plano estratégico para o setor, anunciando a possibilidade de retorno do Fashion Rio, além do Fashion Business, focado no atacado.

Olivia Merquior, curadora do evento e especialista em moda e tecnologia, ressaltou a moda como um sistema cultural e econômico que ultrapassa a simples produção de vestuário. Marcel Balassiano, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura do Rio, completou os debates destacando o impacto econômico do setor, com mais de 90 mil trabalhadores atuando em 6 mil empresas na cidade. O evento reafirmou o compromisso dos líderes e empresários do setor com o desenvolvimento de estratégias para impulsionar o protagonismo da moda carioca em cenários nacional e internacional.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 
 

Posts Recentes

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

10 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

14 horas atrás

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

15 horas atrás

O Papel e a Importância do Conselheiro Consultivo principalmente com título de PhD e Experiência Prática em Gestão no Varejo

Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…

17 horas atrás

Granado recebe empresários da Baixada

A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…

17 horas atrás

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

1 dia atrás