Capital

Moda Rio 5.0 Summit discute a volta do protagonismo do setor na Capital

O Moda Rio 5.0 Summit, realizado na última segunda-feira (4) na Casa Firjan, na Zona Sul da capital, reuniu empresários, profissionais e especialistas para discutir o futuro e o fortalecimento da moda carioca. Com apoio da Firjan, o evento abordou temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, como inovação, tecnologia, criatividade, novas carreiras, gestão de negócios e sustentabilidade. Além das palestras e painéis, o evento contou com o Espaço Cocriação, onde os participantes puderam experimentar ferramentas digitais e interagir com artistas e programadores, em uma experiência que lotou o auditório.

Durante o evento, Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, destacou a relevância da moda para a economia do estado do Rio de Janeiro, enfatizando os esforços da instituição em capacitar e qualificar mão de obra. Caetano relembrou que, desde o ano passado, o Programa de Qualificação Setorial da Firjan SENAI ofertou mais de 4 mil vagas para o setor têxtil e de confecção. Ele também mencionou o Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, e outras unidades no estado que oferecem cursos voltados para o setor, além das iniciativas de imersões e caravanas empresariais.

Plano estratégico foi abordado no Moda Rio 5.0 Summit

Victor Misquey, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio de Janeiro e Grande Rio, destacou a importância de unir pequenas e médias empresas para recuperar o protagonismo da moda carioca em âmbito global. Carlos Tufvesson, presidente do Conselho Municipal da Moda, reforçou a necessidade de um plano estratégico para o setor, anunciando a possibilidade de retorno do Fashion Rio, além do Fashion Business, focado no atacado.

Olivia Merquior, curadora do evento e especialista em moda e tecnologia, ressaltou a moda como um sistema cultural e econômico que ultrapassa a simples produção de vestuário. Marcel Balassiano, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura do Rio, completou os debates destacando o impacto econômico do setor, com mais de 90 mil trabalhadores atuando em 6 mil empresas na cidade. O evento reafirmou o compromisso dos líderes e empresários do setor com o desenvolvimento de estratégias para impulsionar o protagonismo da moda carioca em cenários nacional e internacional.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 
 

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

14 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

22 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

22 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

22 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás