Conexão Rio-BSB

Motta se curva à bancada do Rio

Por Nelson Lopes

Não teve outro assunto na política fluminense nesta semana. Hugo Motta, favoritíssimo para assumir a Câmara dos Deputados neste sábado, arrumou uma brecha em sua agenda e foi ao Rio pedir votos. Em um jantar na terça-feira, na churrascaria Assador, às margens da Baía de Guanabara, participaram, além dos deputados, o governador Cláudio Castro, que falou sobre a importância da derrubada dos vetos ao Propag e de medidas de combate ao crime. 

O governador também ressaltou que é fundamental o trabalho para evitar a redução da bancada fluminense na Câmara. Altineu Côrtes, atual líder do PL na Câmara, declarou que vai disputar a primeira vice-presidência da Casa e aproveitou para pedir voto aos colegas. Côrtes será substituído por Sóstenes Cavalcante na liderança do PL. Descontraído, Eduardo Paes esbarrou com os deputados Alexandre Ramagem (PL) e Marcelo Queiroz (PP), seus adversários nas últimas eleições.


Acenos de colaboração

Motta, é claro, não se fez de rogado e garantiu que vai lutar pelas pautas do Rio em Brasília. Ele prometeu trabalhar para derrubar os vetos ao Propag e lutar contra a redução do número de deputados na bancada fluminense.  

“O Rio pode contar comigo para derrubar os vetos do Propag. Participei das negociações, vamos ajudar o Rio nisso. Vamos trabalhar para o Rio não ter número de deputados reduzidos. A Paraíba, meu estado, também corre esse risco. Não vamos permitir que se prejudique a representatividade de nossos estados. Segurança será uma pauta da minha gestão. Vamos juntos buscar soluções, até em outros países se precisar, para resolver esse grave problema”, disse.


Sinais de prestígio

Chamou a atenção dos presentes no jantar a presença de petistas como Carlos Veras e Odair Cunha. Veras será o 1º secretário da Câmara, na gestão de Hugo. Enquanto Odair foi líder da bancada do PT na Câmara no ano passado. Os dois, que não são do Rio, fizeram questão de ir ao encontro e, representando o governo, e ouviram a demanda pela derrubada aos vetos de Lula ao Propag.

A principal demanda dos parlamentares fluminenses vai “nas canelas” dos petistas, mas a presença deles no local mostra o tamanho do respeito com que a bancada do Rio conta. 


Promessa de diálogo com Alcolumbre

Para derrubar os vetos do Propag, Motta precisará dialogar diretamente com o futuro presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é quem convoca a sessão do Congresso para a derrubada. A bancada fluminense no Senado já fez pedido semelhante a Alcolumbre e teve boa receptividade. Este é o texto prioritário para o Rio de Janeiro, dizem nomes de variados espectros políticos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Rota gastronômica na Feira do Lavradio

A Feira do Lavradio completa neste mês 30 anos de muitas histórias e conquistas na…

2 dias atrás

Expo Favela Rio 2025 movimenta a Cidade das Artes

A partir deste sábado (25), a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, se torna…

2 dias atrás

Jogo pela Inclusão reúne Seleção Brasileira de Nanismo e estudantes em Niterói

Iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Políticas…

2 dias atrás

Guerra santa à vista!

Por Nelson Lopes O deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) reagiu com críticas à…

2 dias atrás

Paraíba do Sul inaugura Parque Linear e primeira casa gamer da região

O dia 23 de outubro entrou para a história de Paraíba do Sul, cidade da…

2 dias atrás

UERJ sedia seminário sobre literatura negra brasileira

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vai sediar, no dia 28 de…

2 dias atrás