*Por Guilherme Schleder
Fala, galera!
Você sabia que o trabalho da Secretaria Municipal de Esportes vai muito além das competições esportivas? É isso que quero destacar nessa edição do nosso papo!
Afinal, momentos de rotina, prática esportiva ou lazer podem trazer situações inesperadas e difíceis. Um amigo que se machuca no futebol do fim de semana, um colega que passa mal no trabalho ou um bebê que engasga no colo dos pais. Para que os cariocas estejam mais preparados para lidar com imprevistos e evitar situações de risco, a Prefeitura do Rio disponibilizou cursos gratuitos de primeiros socorros, um projeto de parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Defesa Civil.
O objetivo é antes de tudo a prevenção, com dicas sobre como evitar lesões e acidentes domésticos, por exemplo. Mas os cariocas também vão entender como agir em caso de engasgos, sangramento e contusões; além de aprender técnicas de reanimação cardiovascular. Temos uma cidade que é uma instalação esportiva a céu aberto e esse é um conhecimento beneficiará muito nossos cariocas atletas.
A meta é impactar mais de mil pessoas ao longo de 2026. Porém, é sempre importante lembrar que os órgãos competentes como os Bombeiros, a Defesa Civil e os serviços médicos devem ser acionados imediatamente em casos graves!
Gratuitas, as aulas acontecem aos sábados, duas vezes por mês na sede da Defesa Civil, em Vila Isabel. Cada turma terá até 60 alunos, que ao fim da prática receberão um certificado da conclusão. Todo o curso terá supervisão do coronel do Corpo de Bombeiros Rodrigo Gonçalves, subsecretário da Defesa Civil do município.
Gostou da novidade? Conhecimento nunca é demais, principalmente quando pode ajudar a salvar vidas!
Até a próxima!

*Guilherme Schleder é secretário de Esportes do Município do Rio de Janeiro
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



