O estado do Rio de Janeiro terá 85 municípios beneficiados com a entrega de 324 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), parte do PAC Saúde 2025. O investimento total destinado exclusivamente ao Estado é de R$60,7 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, e deve impactar aproximadamente 16,7 milhões de moradores.
A ação integra um programa nacional coordenado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que prevê a aquisição de 180 mil equipamentos para mais de 5 mil municípios brasileiros. A compra será realizada por licitação pública, cujo edital foi publicado no Diário Oficial da União em 4 de agosto. A abertura das propostas está marcada para o dia 18 de agosto, no portal de Compras do Governo Federal.
Segundo a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, o programa busca modernizar e ampliar o acesso da população ao cuidado oferecido nas UBSs, que representam a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este é o maior investimento descentralizado já realizado para as UBSs, garantindo acesso universal, equânime e integral à saúde em todo o país”, afirmou.
Cada combo é composto por 18 equipamentos estratégicos, entre eles ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e kits para Telessaúde. A expectativa é que as entregas comecem em novembro de 2025.
A diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, ressaltou a importância do programa para a qualificação do atendimento. “Esses equipamentos ampliam a resolutividade, garantem um cuidado mais seguro e humanizado e evitam encaminhamentos desnecessários para níveis mais complexos da rede de saúde.”
Para garantir a adequação dos produtos, a AgSUS realizou consulta pública com o setor produtivo entre maio e junho de 2025, ouvindo indústria, gestores e especialistas para definir as especificações técnicas.
Confira os equipamentos que serão adquiridos para os municípios:
Eletrocardiógrafo digital para Telessaúde;
Doppler vascular portátil;
Retinógrafo portátil para telessaúde;
Espirômetro digital;
Dermatoscópio para Telessaúde;
Eletrocautério (bisturi elétrico);
Desfibrilador externo automático (DEA);
Laser terapêutico de baixa potência;
Ultrassom para fisioterapia;
Equipamentos de estimulação elétrica;
Dinamômetro digital;
Balança digital portátil;
Tábua de propriocepção;
Câmara fria para conservação de vacinas;
Fotóforo (foco de luz de cabeça);
Cadeira de rodas;
Otoscópio digital;
Ultrassom portátil de bolso.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.