Região dos Lagos
GEOPARQUE

Municípios recebem representantes da Unesco

Além de visitar Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, os representantes da Unesco vão conhecer o artesanato local.

Compartilhe:
22 de julho de 2024
Julio Cesar
Municípios recebem representantes da Unesco
Representantes da Unesco vão visitar o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba (Foto Divulgação)

Entre os dias 22 e 27 de julho, representantes da comissão de avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visitarão 16 municípios das regiões Norte, Leste e dos Lagos. As cidades fazem parte do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas. 

O objetivo da visita é conhecer os atrativos turísticos, culturais e históricos de cada local para avaliar o território. Desta forma, será possível obter o certificado de Geoparque Mundial da Unesco.

Em Rio das Ostras a visita vai ocorrer na quarta-feira (24), das 16h às 17h30. Os técnicos da Unesco vão conhecer o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e peças de artesanato produzidas por artesãos locais.

Rio das Ostras destaca visita da Unesco

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a visita da Unesco na região é muito importante.

“Sabemos que a função da Unesco está atrelada à promoção do desenvolvimento das sociedades do planeta mediante o apoio em ações no campo da educação, da cultura e da ciência. Aqui a equipe vai conhecer o único Museu de Sítio de toda a Região, a história do Município e o trabalho de identidade cultural que desenvolvemos com nossos artistas. Temos muito a mostrar e o reconhecimento será fundamental. Essa é a nossa contribuição para que o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas receba o certificado”, declarou Cristiane.

Processo de reconhecimento pela Unesco começou em 2010

A discussão para reconhecimento de um Geoparque na região do litoral Norte e Leste do Estado do Rio de Janeiro ocorre desde 2010. A Região formada pelos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema. 

Juntos, as cidades compreendem áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.