São Pedro da Aldeia recebe exposição gratuita que retrata o universo do sal e sua importância cultural. (Foto: Divulgação)
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, inaugurou no sábado (9) a exposição fotográfica “A Natureza, o Sal e o Homem”, assinada pelo fotógrafo Francisco Concha. A mostra é gratuita e aberta ao público, resgatando a relação histórica e cultural da Região dos Lagos com as salinas e o trabalho em torno do sal.
A exposição faz uma releitura da primeira mostra de Concha, “Salinas de São Pedro, do nascer ao pôr do sol”, realizada há 22 anos, em que ele retratou as salinas da região. Natural de Arraial do Cabo e neto de pescador, o fotógrafo traz na nova exposição imagens que refletem o passado e a transformação da paisagem e da sociedade da região. Francisco Concha destacou o vínculo das suas fotografias com a sua infância e juventude, passadas entre praias, restingas, lagoas e salinas.
Segundo a secretária de Turismo, Claudia Tinoco, a exposição é uma oportunidade única de revisitar o passado e a cultura do sal. “O tema dessa exposição de fotografias vem ao encontro do que estamos trabalhando, o universo diverso do sal e suas metáforas, é uma oportunidade única de conhecer belíssimas imagens e viajar no tempo através da lente do talentosíssimo Francisco Concha”, afirmou.
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, bairro Flexeira, próximo à UPA Pediátrica do município.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…
*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…
Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…
A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…
A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…