O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, inaugurou no sábado (9) exposição fotográfica “A Natureza, o Sal e o Homem”, assinada pelo fotógrafo Francisco Concha. A mostra é gratuita e aberta ao público, resgatando a relação histórica e cultural da Região dos Lagos com as salinas e o trabalho em torno do sal.
A exposição faz uma releitura da primeira mostra de Concha, “Salinas de São Pedro, do nascer ao pôr do sol”, realizada há 22 anos, em que ele retratou as salinas da região. Natural de Arraial do Cabo e neto de pescador, o fotógrafo traz na nova exposição imagens que refletem o passado e a transformação da paisagem e da sociedade da região. Francisco Concha destacou o vínculo das suas fotografias com a sua infância e juventude, passadas entre praias, restingas, lagoas e salinas.
Segundo a secretária de Turismo, Claudia Tinoco, a exposição é uma oportunidade única de revisitar o passado e a cultura do sal. “O tema dessa exposição de fotografias vem ao encontro do que estamos trabalhando, o universo diverso do sal e suas metáforas, é uma oportunidade única de conhecer belíssimas imagens e viajar no tempo através da lente do talentosíssimo Francisco Concha”, afirmou.
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, bairro Flexeira, próximo à UPA Pediátrica do município.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Firjan SENAI está com inscrições abertas para 10.324 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional em todo o…
Vans intermunicipais do Estado do Rio vão contar com validador biométrico facial para aumentar a…
As praias dos municípios da Região dos Lagos se preparam para um momento de destaque…
*Por Professor Hélvio Costa E se descobrires que aquele a quem condenaste era inocente? E…
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, cidade localizada na Região Serrana do…
O Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte da Capital, foi…