Capital
Capacitação

Naves do Conhecimento oferecem 4.788 vagas gratuitas em dezembro

Unidades ampliam programação e estimulam capacitação tecnológica para todas as idades.

Compartilhe:
02 de dezembro de 2025
Sara Oliveira
Naves do Conhecimento oferecem 4.788 vagas gratuitas em dezembro
As naves oferecem cursos variados e para todas as idades. (Foto: Divulgação)

As Naves do Conhecimento iniciam dezembro com uma nova programação de cursos e oficinas gratuitas. Ao todo, serão disponibilizadas 4.788 vagas distribuídas pelas 12 Naves, 3 Naves Satélites e 18 Navezinhas Cariocas. As inscrições já estão abertas no site das Naves e as vagas são limitadas. As atividades abrangem formações em informática básica, inteligência artificial, robótica, criação de games, design, fotografia, educação financeira e outras áreas de tecnologia e inovação.

Segundo a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, somente em 2025 foram emitidos 65.780 certificados para alunos das unidades, localizadas principalmente nas zonas Norte e Oeste do Rio. “Acredito muito nas Naves como espaços democráticos de conhecimento e inovação. Nelas promovemos inclusão digital e capacitação profissional para que todos possam enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação. Há um ano inauguramos a primeira Arena Gamer pública do país, na Nave do Engenhão, e seguimos expandindo os esportes eletrônicos”, afirmou.

Programação das Naves do Conhecimento é para todas as idades

A programação contempla públicos diversos, desde crianças até pessoas idosas. Na Nave do Engenhão, por exemplo, serão oferecidos cursos de fotografia, inteligência artificial e animação de desenho. Em Nova Brasília, as turmas incluem Canva para crianças, clube gamer e introdução à robótica. Na Penha, há oficinas de sustentabilidade e Excel. Já na Rocinha, os interessados podem se inscrever em aulas de PowerPoint, empreendedorismo e lantable. A lista completa de cursos está disponível on-line.

De acordo com o subsecretário de Formação e Projetos Tecnológicos, Gabriel Medina, a grade é estruturada de acordo com a necessidade dos territórios. “Procuramos oferecer cursos em diversas áreas e adequá-los às demandas locais. E, em 2026, graças a novas parcerias com instituições como o Senac, vamos ampliar ainda mais as oficinas”, destacou.

Relatos de alunos mostram o impacto das atividades. A empreendedora Nilza Vargas, de 75 anos, encontrou nas Naves um espaço de novas possibilidades. Matriculada em um curso de empreendedorismo no Engenhão, hoje vende bonecas de pano e roupas infantis confeccionadas por ela e apresentará seu trabalho em uma feira no próximo dia 5. “A educação transforma. Os sonhos não morrem, adormecem. É sempre tempo de recomeçar”, disse.

Nilza Maria Martins, de 72 anos, que já enfrentou câncer e deseja retornar ao mercado de trabalho, elogia o ambiente de incentivo. “A Nave é melhor do que tomar chocolate debaixo do cobertor. É um espaço de atualização e realização de sonhos. A didática dos professores é maravilhosa”, contou após realizar cursos de informática, Canva e Instagram.

Para muitos alunos, as Naves também são um ambiente de convivência e troca. A arquiteta Gilda Cândido, de 58 anos, que já realizou diferentes cursos e se prepara para novas oficinas em dezembro, destaca o acolhimento. “Nas Naves você percebe que pode aprender em qualquer idade. Perde o medo de usar um computador e aprende a olhar o outro, a ajudar”, disse.

A programação completa e inscrições podem ser feitas no site das Naves do Conhecimento. No Instagram da SMCT (@cienciaetecnologia.rio) e no site da secretaria são divulgados conteúdos e novidades relacionadas às atividades.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */